A gigante foi criticada por pessoas com deficiência pela representação da personagem de Anne Hathaway
A Warner Bros. se desculpou com o público após ser criticada por pessoas com deficiência pela representação da personagem de Anne Hathaway em “Convenção das Bruxas”.
Em um comunicado, o estúdio se retratou dizendo que “lamenta qualquer ofensa causada”.
A adaptação dirigida por Robert Zemeckis, traz a vilã, interpretada por Anne, conhecida como a Grande Bruxa, com dedos faltando nas mãos.
Com isso, muitas pessoas com deficiência apontaram que a personagem supostamente teria ectrodactilia (quando há ausência de um ou mais dedos centrais nas mãos ou nos pés). O que foi reinvidicado é ,que, retratar vilões com alguma deficiência física pode estampar estereótipos, como por exemplo, afirmando que deficiências são “anormais ou assustadoras”.
A nadadora britânica paraolímpica, Amy Marren, disse que estava “decepcionada” com a Warner Bros. e questionou se “houve muita reflexão sobre como essa representação das diferenças de membros afetaria a comunidade que possui essa deficiência”. A conta oficial do Twitter do Jogos Paraolímpicos linfatizou as palavras de Amy:
“A diferença de membros não é assustadora. As diferenças devem ser celebradas e a deficiência deve ser normalizada”.
Por meio de uma representante, a Warner Bros. disse que o estúdio ficou profundamente triste com a polêmica gerada em torno do filme:
“Ao adaptar a história original, trabalhamos com designers e artistas para chegar a uma nova interpretação das garras felinas que são descritas no livro”, diz o comunicado. “Nunca foi nossa intenção que espectadores sentissem que as criaturas fantásticas e não humanas deveriam representá-los. Este filme é sobre o poder da bondade e da amizade. É nossa esperança que famílias e crianças possam desfrutar do filme e abraçar este tema empoderador e cheio de amor”.
+++LEIA MAIS: Javicia Leslie, nova protagonista de “Batwoman”, compartilha detalhes do figurino