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Play Something: conheça o novo recurso da Netflix que vai facilitar sua vida!

Ao ativar a função, a plataforma seleciona algum conteúdo para o telespectador, inspirado em seu gosto pessoal

Netflix
Netflix (Canva Fotos)

A Netflix lançou recentemente um novo recurso para os usuários do serviço de streaming, chamado “Play Something”. Ao ativar a função, a plataforma seleciona algum conteúdo para o telespectador, inspirado em seu gosto pessoal. Caso ele não goste do que foi escolhido, é possível jogar os dados novamente e outra atração aparecerá na tela.

O recurso foi pensado, em especial, para aqueles que desejam assistir a algo, mas não querem ter o trabalho de pensar no que assistir.

“É uma continuação da tecnologia já existente na Netflix, só que ela surge com uma estrutura avançada. O streaming já considerava as nossas preferências a partir do histórico de consumo do nosso perfil”, aponta o especialista em marketing digital Agamenon Filho, também conhecido como Agabas.

A função, além de oferecer conforto ao usuário, revela uma tendência importante: a preocupação da plataforma com a experiência do cliente. A personalização de produtos e serviços tem se tornado prioridade no ambiente digital. O Spotify, líder no streaming musical, também conta com conteúdos no modo “shuffle”, como a playlist “Daily Mix”.

“Com cada vez mais frequência, a tecnologia e o algoritmo estão se dedicando para entregar um conteúdo de maior interesse para o usuário. Devido ao crescimento de plataformas digitais, redes sociais, canais de streaming, é um desafio constante competir um com o outro. Portanto, percebemos como as grandes marcas querem entender a real necessidade dos clientes”, afirma.

Muitas das novas funções criadas pelas gigantes do entretenimento são baseadas nos gostos dos usuários em vez de perfis demográficos, como é o caso do “Play Something”. Agabas explica porque essa é uma aposta certeira no contexto atual do mercado.

“Entender o comportamento do consumidor é entender como as pessoas pesquisam e consomem produtos e serviços. Também é compreender quais são os fatores que pesam na hora de escolher uma marca e buscar oportunidades para aumentar suas vendas. O comportamento do consumidor visa entender quais hábitos, influências e estímulos interferem nesse processo. Isso é super importante para que as empresas possam definir ações e estratégias para participar do processo de decisão”, ressalta.

“Isso quer dizer que, quando você oferece um um conteúdo direcionado especificamente àquele usuário, as chances de reter a sua atenção aumentam bastante”, pontua.

De acordo com pesquisa da Opinion Box, 81% dos consumidores gastam mais em empresas que oferecem uma boa experiência e 21% dos consumidores online tiveram uma experiência tão negativa com uma marca na pandemia que não pretendem voltar a comprar seus produtos ou serviços. Assim, o marketing digital ganha uma relevância inédita no planejamento das empresas, seja elas pequenas ou gigantes, do tamanho da Netflix.