Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

TV e Séries

“O Gambito da Rainha”: Jogadores de xadrez falam o que é real na série

“o-gambito-da-rainha”:-jogadores-de-xadrez-falam-o-que-e-real-na-serie

Produção da Netflix está fazendo sucesso entre o público

Lançada em 23 de outubro na Netflix, a série “O Gambito da Rainha” está entre as cinco produções mais assistidas na plataforma de streaming no Brasil. A trama acompanha a vida de Beth Harmon (Anya Taylor-Joy), uma órfã que aprende a jogar xadrez com o zelador do orfanato e se mostra um prodígio. 

A série fala sobre as dificuldades de uma mulher no universo do xadrez durante os anos 50 e 60. Mas até que ponto o que é mostrado na produção é real? 

+++LEIA MAIS: Gravações de “The Witcher”, da Netflix, são paralisadas após casos de Covid-19

Segundo relatos de profissionais da área, como a campeã estadunidense Jennifer Shahade, que conversou com a Vanity Fair, e Garry Kasparov, ex-campeão mundial de xadrez que falou com o NYT, sugerem que a série acertou quando se trata do universo competitivo. “É o mais próximo possível da atmosfera autêntica de torneios de xadrez“, disse Kasparov. 

Com o xadrez, acho que quanto mais exposição, melhor. Sempre tende a ser apresentado sob uma luz muito positiva – como um símbolo do intelectualismo e do poder da mente“, afirmou Shahade sobre como a série aborda o tema.

O elenco de “O Gambito da Rainha” conta com  Thomas Brodie-Sanger, Harry Melling e Bill Camp  e está disponível na Netflix.