Produção da Netflix está fazendo sucesso entre o público
Lançada em 23 de outubro na Netflix, a série “O Gambito da Rainha” está entre as cinco produções mais assistidas na plataforma de streaming no Brasil. A trama acompanha a vida de Beth Harmon (Anya Taylor-Joy), uma órfã que aprende a jogar xadrez com o zelador do orfanato e se mostra um prodígio.
A série fala sobre as dificuldades de uma mulher no universo do xadrez durante os anos 50 e 60. Mas até que ponto o que é mostrado na produção é real?
+++LEIA MAIS: Gravações de “The Witcher”, da Netflix, são paralisadas após casos de Covid-19
Segundo relatos de profissionais da área, como a campeã estadunidense Jennifer Shahade, que conversou com a Vanity Fair, e Garry Kasparov, ex-campeão mundial de xadrez que falou com o NYT, sugerem que a série acertou quando se trata do universo competitivo. “É o mais próximo possível da atmosfera autêntica de torneios de xadrez“, disse Kasparov.
“Com o xadrez, acho que quanto mais exposição, melhor. Sempre tende a ser apresentado sob uma luz muito positiva – como um símbolo do intelectualismo e do poder da mente“, afirmou Shahade sobre como a série aborda o tema.
O elenco de “O Gambito da Rainha” conta com Thomas Brodie-Sanger, Harry Melling e Bill Camp e está disponível na Netflix.