Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

TV e Séries

Netflix é alvo de processo milionário por fala polêmica em “O Gambito da Rainha”

Enxadrista russa Nona Gaprindashvili, mencionada na série, quer que plataforma a indenize por danos

Netflix é alvo de processo milionário por machismo em "O Gambito da Rainha"
Netflix é alvo de processo milionário por machismo em "O Gambito da Rainha". (Divulgação/Netflix)

Não é fácil: a Netflix virou alvo de um processo milionário por uma fala machista em uma das cenas de “O Gambito da Rainha”. Pois é! O processo de difamação vem de uma enxadrista que pode ter inspirado a personagem principal, Beth. Aliás, a plataforma pode ter que pagar 5 milhões de dólares, ou seja, mais de 26 milhões de reais. Eita!

A cena acontece logo no fim da série, quando um comentarista diz “a única coisa incomum sobre ela [Beth], realmente, é o seu sexo”. “Tem Nona Gaprindashvili, mas ela é a campeã mundial feminina e nunca enfrentou homens”, diz o personagem.

O problema é que a russa realmente existe, agora com 80 anos, mas, ao contrário do que a série afirma, ela ganhou de vários homens ao longo de sua carreira. Dessa forma, a enxadrista quer o valor milionário por danos, já que a Netflix deveria estar ciente de sua história. Além disso, ela quer que a fala seja retirada da série. Tenso!

“O Gambito da Rainha”: a série por trás do processo

Lançada no dia 23 de outubro de 2020 na Netflix, a série “O Gambito da Rainha” se tornou uma das cinco produções mais assistidas da plataforma de streaming no Brasil. A trama, que acompanha a vida de Beth Harmon (Anya Taylor-Joy), uma órfã que aprende a jogar xadrez com o zelador do orfanato e se mostra um prodígio, deixou muitos espectadores com aquela vontade de “quero mais”.

E, em março deste ano, logo após a série levar o prêmio na categoria de “Melhor Minissérie” e a própria Anya na de “Melhor Atriz” no Critics Choice Awards, a artista comentou, ao Deadline, sobre a possibilidade de rolar uma segunda temporada do projeto.

Obviamente, é um grande elogio que as pessoas queiram passar mais tempo com esses personagens, com os quais nos importamos tanto, e a quem dedicamos tanto amor”, disse a atriz.

E completou: “Originalmente, pretendíamos que fosse apenas uma minissérie, então ficamos todos muito surpresos quando as pessoas começaram a pedir pela 2ª temporada. Mas nunca diga nunca!”.