Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

TV e Séries

Atriz de Nelly Yuki critica estereótipo de sua personagem em “Gossip Girl”

Yin Chang relembra comentários racistas que ouviu nos bastidores da série

Atriz de Nelly Yuki critica estereótipo de sua personagem em "Gossip Girl"
Atriz de Nelly Yuki critica estereótipo de sua personagem em "Gossip Girl". (Divulgação/HBO)

Em entrevista para a Teen Vogue, a atriz Yin Chang, nossa Nelly Yuki, analisou a diferença de seu papel em “Gossip Girl” e no reboot. A intérprete contou que na série original, sua personagem, que antes tinha “mais complexidade e nuance” acabou sendo reescrita no piloto.

“A audição para este papel veio em um momento em que os personagens escritos especificamente para mulheres asiático-americanas eram tão poucos e distantes entre si e eu estava com a impressão (…) que o papel tinha mais complexidade e nuance do que a maioria das outras audições que eu tinha visto”, confessou ela, em primeiro lugar. “Isso foi em 2008, e a impressão inicial do papel me deu esperança de que a indústria estava mudando e avançando na direção certa”, admitiu, em seguida.

Mudança de última hora e comentários racistas nos bastidores

Entretanto, Chang contou que Nelly sofreu uma mudança repentina durante a gravação do primeiro episódio, indo de “confiante e sexy” para “tímida e submissa”. Dessa forma, ela conta que sua personagem foi fundamental para propagar “estereótipos culturais da “minoria modelo” de que “só pode haver um indivíduo asiático-americano existindo no mundo”.

Aliás, Yin Chang relembrou uma situação preocupante dentro do set. Na primeira gravação após a mudança das características da personagem, Nelly agora tinha óculos. “Foi feito um comentário sobre a produção não querer que os espectadores pensassem que estavam me substituindo por outro ator asiático”, revelou a atriz. “É preocupante quando um par de óculos é usado como um suporte para diferenciar dois asiáticos-americanos”, rebateu, enfim.

Portanto, ela afirma que trabalhou o máximo que pode para trazer algum tipo de “textura” para a personagem. Entretanto, o único jeito que ela podia fazer isso era através de improvisações, lutando para que elas acabassem no corte final.

Retorno ao reboot

Por fim, mais de 10 anos depois, Yin está comemorando o reboot de “Gossip Girl” e a recuperação de Nelly Yuki. Afinal, agora, ela é editora-chefe da New York Magazine. “Fiquei tão comovida com o que eles compartilharam, saber que Josh queria intencionalmente incluir Nelly Yuki como parte do enredo e exercer sua autoridade como showrunner para abrir espaço para um retrato mais detalhado da personagem que significava o mundo para mim no que diz respeito à representação”, desabafou a atriz.