O coletor menstrual é uma espécie de copinho de silicone, que, como o nome indica, coleta o sangue durante o ciclo menstrual, mas muitas dúvidas em relação ao uso por pessoas virgens surgem ao falar do copinho. Considerado um produto higiênico e seguro para as mulheres, ele quase não tem restrição e pode ser usado desde a primeira menstruação.
Pessoas virgens podem usar o coletor, mesmo sem nenhuma relação sexual? De acordo com Mariana Betioli, obstetriz e criadora da marca de coletores menstruais Inciclo, a resposta é “sim”.
“Temos relatos de usuárias que são virgens e se adaptaram muito bem ao coletor. Tudo depende se a mulher se sente à vontade em usar, porque acaba sendo uma questão bem particular”, explica. “Fisicamente, o copinho menstrual pode ser usado por mulheres de diferentes idades, já que os músculos vaginais são flexíveis e ‘abraçam’ o coletor”, relata ainda.
Produtos intravaginais x Virgindade
Muitas mulheres também se preocupam com a possibilidade do coletor menstrual tirar a virgindade, uma vez que o produto é de uso interno. Para a especialista, o conceito de virgindade é relativo e precisa ser analisado com cautela.
“Homens e mulheres deixam de ser virgens quando acontece a primeira relação sexual, porém, algumas culturas ou religiões ainda relacionam a virgindade feminina ao hímen intacto”, afirma.
O hímen é uma fina pele que fica na entrada do canal vaginal e tem tudo a ver com essa discussão. Se manter o hímen intacto é uma prioridade, a especialista não aconselha o uso antes da primeira transa.
“Existe sim a possibilidade de rompimento nessas situações. Qualquer produto intravaginal pode causar fissuras no hímen, mas isso vai depender do tipo de hímen que a mulher tem”, salienta, ao falar sobre o uso do coletor menstrual por pessoas virgens. “Na prática, cada hímen é único e apresenta formas, diâmetros e orifícios variáveis“, continua.
Nesse sentido, a especialista explica que existem tipos de hímens mais frágeis, que podem romper até durante atividades cotidianas, como a prática de esportes. Enquanto isso, outras pessoas possuem um mais grosso, que, às vezes, nem a relação sexual consegue romper totalmente.
Por fim, vale destacar que, para atender a esse nicho, o mercado passou a oferecer opções de coletores menores. Dessa forma, pessoas que ainda nunca fez sexo com penetração podem usar também.
“A Inciclo tem o modelo Teen, um coletor menor que oferece mais conforto para esse público. Na hora de escolher seu coletor, é só ficar atenta e optar pelo tamanho recomendado de acordo com a sua idade e o fato de ter filhos”, completa.