O alinhador “invisível” se tornou uma febre entre as celebridades que querem manter a discrição ao corrigir os dentes
Ter o sorriso metálico para corrigir os dentes pode ser motivo de pavor entre os jovens. Ter a aparência comprometida, feridas de afta e corte na boca e não sentir-se confortável são alguns dos problemas enfrentados com o aparelho fixo. Mas esse sofrimento pode ficar no passado: tratamentos ortodônticos modernos, ágeis e que passam despercebidos já são realidade para quem deseja um sorriso perfeito.
Agora, o sorriso metálico e fixo está dando lugar aos alinhadores transparentes e removíveis, que prometem uma maior eficácia e precisão no tratamento.
Segundo o ortodontista Djalma Faria, especialista na técnica Invisalign, os jovens estão aderindo cada vez mais a esse método, que consiste em aparelhos removíveis, transparentes e semelhantes as plaquinhas de clareamento dental, feitos sob medida. “A estética é uma das principais questões para recorrer a esse tratamento. Além disso, o objetivo é fazer correções dentárias de forma rápida e sutil”, explica Faria.
Curtiu a novidade? Então se liga nessa lista para conferir os benefícios e curiosidades sobre os alinhadores transparentes.
1. Estética
De acordo com o ortodontista Djalma Faria, a estética é uma das principais questões para recorrer a esse tratamento. Muitas pessoas têm receio em cuidar dos dentes, principalmente com o passar dos anos por conta das mudanças na aparência causadas pelos alinhadores convencionais. Nesse caso, os transparentes são praticamente imperceptíveis, contribuindo para manter a autoestima do paciente.
2. Conforto
Os alinhadores transparentes por serem removíveis proporcionam um maior conforto aos pacientes, uma vez que são feitos sob medida e não possuem metais em sua composição, diferente dos aparelhos convencionais, que muitas vezes ocasionam feridas e aftas. “A ortodontia com uso de braquete, que são as peças metálicas do aparelho, pode furar a bochecha e machucar a gengiva”, explica Djalma.
3. Restrições Alimentares
Ainda, segundo ele, o paciente não precisa se preocupar em restringir a sua alimentação, uma vez que os alinhadores precisam ser removidos no momento das refeições, contanto que sejam utilizados 20 horas por dia. Mas, Djalma alerta: “A remoção deve ser feita com cuidado e ele deve ser colocado em um local apropriado para que não haja contaminações”.
4. Previsibilidade
O especialista conta que, pela modernidade da técnica, consegue ser mais previsível para mostrar quando acabará o tratamento do paciente. “Eu consigo mostrar do início ao fim do tratamento, além de cada fase intermediária”, explica o especialista. Isso acontece por meio de um software, em que o especialista consegue mostrar as informações ao paciente antes mesmo de iniciarem o tratamento.
5. Quem pode usar?
Não existem contraindicações para o uso dos alinhadores, apenas limitações em relação ao quadro do paciente, já que em alguns casos há a dificuldade de tratar certas irregularidades dentárias que impedem o encaixe. “Pessoas com dentição mista, dentes de leite e permanentes, além de adultos podem realizar o tratamento”, explica o ortodontista.
6. Quanto tempo e como usar?
Para o tratamento ter eficácia, é necessário que o paciente utilize o alinhador 20 horas por dia e troque de duas em duas semanas. Ele pode ser retirado para as refeições, na hora da higienização dos dentes ou em alguma ocasião em que o paciente não se sinta confortável em usar. “Lembrando que quanto mais tempo passar usando, menor será o tempo de tratamento”, reforça ele.