Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Na Real

Rayssa Leal e mais! Confira os atletas mais jovens que conquistaram medalhas na história das Olimpíadas

Rayssa Leal fez história para o Brasil e você precisa conhecer outros atletas que deixaram sua marca

confira os atletas medalhistas mais jovens da historia das olimpiadas
Confira os atletas medalhistas mais jovens da história das Olimpíadas (getty Images)

A brasileira Rayssa Leal fez história no Brasil após conquistar a medalha de prata no skate street nas Olimpíadas de Tóquio. Aliás, a madrugada desta segunda-feira, 26, ficou marcada no esporte brasileiro e a nossa “Fadinha” do skate virou o assunto mais comentado do país. Isso porque ela se tornou a atleta brasileira mais jovem a conseguir uma medalha. Mas além de Rayssa Leal, você sabe quais são os atletas medalhistas mais jovens da história das Olimpíadas? Calma que a gente te conta…

Dimitrios Loundras

O primeiro da lista de atletas medalhistas mais jovens foi Dimitrios Loundras, um ginasta grego que disputou as primeiras Olimpíadas da Era Moderna em Atenas, na Grécia, em 1896. O atleta conquistou uma medalha de bronze com sua equipe, com apenas 10 anos e 218 dias de idade na ginástica artística, segundo o site oficial das Olimpíadas. Dá para acreditar?

Luigina Giavotti, Ines Vercesi e Clara Marangoni

Com apenas 11 anos de idade e 302 dias, a italiana Luigina Giavotti competiu nos Jogos Olímpicos de 1928, em Amsterdã. A atleta era membro da equipe de ginástica, que conquistou a medalha de prata. Entretanto, além de Giavotti, a equipe também tinha as ginastas Ines Vercesi de 12 anos e 217 dias e Clara Marangoni de 12 anos e 270 dias.

Inge Sorensen

A nadadora foi a mais jovem medalhista do sexo feminino da história dos Jogos Olímpicos em uma modalidade individual. Isso porque com apenas 12 anos e 24 dias de idade conquistou a medalha de bronze nos 200 metros peito na Olimpíada de Berlim em 1936. Além disso, Sorensen foi muito conhecida em sua época e foi nove vezes campeã dinamarquesa de nado, competindo desde os 8 anos.

Noël Vandernotte

O francês Noël Vandernotte também participou dos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936, conquistando duas medalhas de bronze no remo aos 12 anos e 233 dias de idade, ao lado do pai e do tio na equipe.

Donna de Varona

Com apenas 13 anos e 129 dias (dois meses mais jovem que Rayssa), a nadadora americana disputou os Jogos Olímpicos de 1960, em Roma. Ela fez parte da equipe campeã de revezamento 4x100m feminino. Donna Elizabeth ajudou sua equipe a se classificar, mas ela não competiu a final, quando ganharam o ouro. Além disso, em 1964, com 17 anos, ela ganhou medalhas de ouro nas Olimpíadas de Tóquio.

Rayssa Leal

Com seus 13 anos e 203 dias de idade, a “Fadinha” se tornou a atleta brasileira mais jovem a conquistar uma medalha nas Olimpíadas. Rayssa ficou em segundo lugar na categoria street nas Olimpíadas de Tóquio de 2020. Não tem como esquecer, né?

Marjorie Gestring

A americana é a mais jovem medalhista de ouro da história! Ela competiu no trampolim de 3 metros na Olimpíada de Verão de 1936 em Berlim, com apenas 13 anos e 267 dias de idade. Entretanto, sua carreira esportiva teve que ser pausada pela Segunda Guerra Mundial. Entretanto, quando os Jogos Olímpicos voltaram, Gestring, aos 25 anos, não conseguiu se classificar.

Klaus Zerta

Klaus Zerta parte da equipe da Alemanha Ocidental que conquistou medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Verão de 1960 no evento de pares coxos competindo pelo United Team of Germany. Portanto, com apenas 13 anos e 283 dias se tornou o mais jovem medalhista de ouro masculino da história.

Momiji Nishiya

Rayssa Leal, que ocupa o sétimo lugar na lista dos medalhistas olímpicos mais jovens da história, perdeu para a japonesa Momiji Nishiya, de 13 anos e 329 dias, que conquistou a medalha de ouro na modalidade. Ela se tornou, portanto, a segunda medalhista mais jovem da história das Olimpíadas.

Fu Mingxia

Foi uma saltadora ornamental chinesa que com 13 anos e 345 dias conquistou a medalha de ouro em Barcelona 1992 na plataforma de 10 metros. Além disso, Fu é a detentora de cinco medalhas olímpicas, quatro delas de ouro, conquistadas em três edições diferentes.

Dominique Moceanu

Por fim, encerrando a nossa lista de atletas medalhistas mais jovens da história das Olimpíadas, temos a ginasta americana, Dominique Moceanu. Isso porque, aos 14 anos, ela foi medalhista de ouro em equipe nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996. A atleta começou a treinar ginástica aos 10 anos.