Fale conosco

O que vc está procurando?

Revista Atrevida

Na Real

Poses, ângulos e truques: saiba tirar as melhores fotos para o seu Instagram usando a criatividade!

poses,-angulos-e-truques:-saiba-tirar-as-melhores-fotos-para-o-seu-instagram-usando-a-criatividade!

Fotógrafo Glauber Bassi ensina como obter fotos de qualidade profissional com dicas simples

Quem utiliza o Instagram sabe que a rede social é mais influente do que nunca. Se antes o aplicativo reunia, em sua maioria, fotos amadoras e sem grandes preocupações estéticas, hoje, as imagens estão cada vez mais trabalhadas, com qualidade de estúdio profissional.

+++LEIA MAIS: De câmera instantânea a Fire Stick: 7 itens tecnológicos para curtir o verão
 
Mas se engana quem pensa que precisa de equipamentos caros para conseguir esses resultados. Quer saber como tirar fotos incríveis usando a criatividade? Glauber Bassi, fotógrafo de moda em Milão, na Itália, separou várias dicas! Confira:
 

1 – Cuide sempre do fundo da foto

É muito importante um fundo limpo! Quando você bater uma foto no espelho do quarto, por exemplo, o cômodo não pode aparecer todo bagunçado no fundo”, diz Glauber. “Esse cuidado na pré-produção vai evitar dor de cabeça depois, na pós-produção”.
 

2 – Trabalhe sempre as poses

Não é legal um Instagram sempre com a mesma pose ou fazendo a mesma coisa. Tente se inspirar em pesquisas no Pinterest ou em outros sites, mas nunca copiando exatamente o que está na imagem. Tente capturar a essência e transformar a pose com a sua personalidade”, indica o fotógrafo.

 

+++LEIA MAIS: EITA! Jovem viraliza na web após fazer descoberta bizarra no TikTok; saiba mais!

 

3 – Invista nas composições fotográficas

Glauber recomenda que a pessoa faça sempre combinações de fundo, elementos para compor a imagem, roupas e acessórios para ter um resultado profissional. Ele chama esse processo de criar “moods”, ou seja, tipos de ambiente.
 
Um mood que está super em alta é o piquenique e fotos na natureza! Como estamos no verão no Brasil, dá para usar frutas da estação para criar um ambiente colorido, tropical e muito divertido para as fotos”, comenta.
 

4 – Cuidado com a edição

Segundo Glauber, aquela edição pesada de fotos capaz de transformar totalmente a imagem através do Photoshop não está mais na moda e ficou para trás, nos anos 2000. “Defendo a edição, mas uma edição soft, que foca em correção de cor e mexer apenas um pouquinho em alguns detalhes da pele. Hoje em dia, o bonito é a naturalidade”.
 

5 – Você não precisa ter equipamentos caros

Se não tiver um tripé ou uma pessoa para fazer suas fotos, não precisa se desesperar! “Utilize livros ou caixas para apoiar seu celular, prendendo o aparelho com fitas. Já fiz muito isso em diversas ocasiões. Para conseguir se destacar, você precisa ter criatividade e usar a sua imaginação”, comenta Glauber.

6 – Evite maquiagens escuras

Cuidado com maquiagens muito escuras! “O Brasil, com seu clima tropical, realmente não combina com uma make pesada e escura. Facilita até para o fotógrafo uma maquiagem mais leve, com efeito glow, bem iluminada”, indica o especialista. “Deixe as makes mais trabalhadas para eventos específicos, como casamentos e festas mais chiques.”
 

7 – A luz da foto muda tudo

Se você for pedir para alguém tirar fotos suas, uma dica importante: tome cuidado com o tom da roupa que a pessoa estiver usando e as cores das paredes ao redor do local da foto. Pode parecer besteira, mas não é. Essas cores são capazes de alterar a luz da imagem.
 
Não é à toa que fotógrafo está sempre de preto. É justamente para interferir o mínimo possível nas cores naturais do ambiente e, assim, não precisar fazer uma correção de cor absurda na pós-produção”, explica Glauber.
 

8 – Explore o uso das mãos e pernas

Tire várias fotos de todos os ângulos e jeitos e utilize as mãos e pernas para mudar as poses! “Experimente e teste bastante, até você achar uma posição confortável e que te favoreça. Dependendo do ângulo, as mãos e pernas podem alongar o corpo, e a probabilidade de um resultado bom é maior”, recomenda o fotógrafo.

 
9 – O importante é se divertir

O fotógrafo indica: “Se você estiver nervosa, o rosto vai ficar marcado, deixando sua expressão forçada”. Para ele, o melhor é tirar um pouco o peso do processo, levando o ensaio de uma forma leve. “Tente se divertir ao máximo descobrindo novas poses, ângulos e efeitos. Tenho certeza de que o resultado vai ficar incrível e muito melhor”, completa.