Fale conosco

O que vc está procurando?

Revista Atrevida

Na Real

Personal trainer traz dicas de exercícios para acabar com a sua cólica!

Se você faz parte dos 75% das pessoas que sentem cólicas menstruais, essa matéria é para você! Confira as dicas da personal trainer Rapha Brazilian

Personal trainer traz dicas de exercícios para acabar com a sua cólica
Personal trainer traz dicas de exercícios para acabar com a sua cólica. (Reprodução/Unsplash)

Nós viemos trazer boas e más notícias: de acordo com pesquisas, infelizmente a cólica menstrual atinge mais de 75% da população brasileira com vaginas, mas a boa notícia é que você pode aliviar ela com exercícios. As dores mensais afetam diretamente a qualidade de vida de diversas mulheres. Nesse sentido, convidamos a personal trainer Rapha Brazilian para nos dar dicas de exercícios físicos que podem te auxiliar como método de melhora dos sintomas.

Mas, Atrê, como os exercícios podem ajudar na cólica? Calma que a gente te explica! De acordo com a Rapha, eles “ajudam na melhoria dos sintomas pois estimula a vasodilatação“. “Melhora a irrigação sanguínea nos músculos e alivia as contrações do útero, que são responsáveis pela cólica“, explicou, em seguida.

Tanto exercícios aeróbicos quanto anaeróbicos são ótimos para o período de cólicas menstruais. Entretanto, vale lembrar que é muito individual, pois depende do seu fluxo. Alguns conseguem treinar normalmente, mas se você sofre muito com cólicas, o ideal é baixar a intensidade do treino. Caso esse seja o caso, aproveite para usar essa semana como um treino regenerativo. Ou seja, pegue mais leve sem deixar de treinar, pois nesses dias a produção de estrogênio e progesterona está baixa e é normal se sentir indisposto.

Alongamento é uma ótima atividade para esses dias pois trabalha a respiração e o relaxamento da musculatura diminuindo a tensão do corpo. Além desse, uma caminhada, uma bike feita de forma leve/moderada, yoga, musculação com cargas leves são atividades que vão ajudar a liberar serotonina e endorfina“, afirmou. Afinal, eles são neurotransmissores que trazem a sensação de bem estar, levando embora as tensões, desconforto e mal humor.