Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Na Real

Mitos e Verdades do High School: O que é igual aos filmes?

Atrevida e Eduardo Heidemann detalham o que você pode esperar de um intercâmbio no ensino médio

Mitos e verdades do High School
Mitos e verdades do High School. (Divulgação/Disney)

Baile de formatura, ônibus amarelo, líderes de torcida… Quem nunca assistiu aquela clássica comédia romântica adolescente e teve vontade viver um “High School Musical” da vida real? Ou pelo menos saber se pelo menos um pouquinho do que mostram nos filmes é verdade mesmo?

Seja nas grandes metrópoles como em “Gossip Girl ou nas clássicas cidadezinhas americanas como Forks, da Saga “Crepúsculo”. Independente do destino escolhido, um intercâmbio para Estados Unidos no Ensino Médio certamente pode te proporcionar memórias inesquecíveis e experiências inusitadas.

“Com a pandemia, muitos estudantes precisaram segurar seus planos de intercâmbio, mas este ano, tivemos um aumento na procura de 30% nos programas de High School. Isso ocorreu devido ao retorno da emissão de vistos de estudante em maio de 2021, e o avanço da vacina em várias partes do mundo. É uma experiência única para esses jovens”, conta Eduardo Heidemann, Diretor da Rede de Agências de Intercâmbio TravelMate .

Como um spoiler de como é um intercâmbio High School nos EUA, Eduardo Heidemann, especialista em intercâmbio há mais de 20 anos, lista alguns mitos e verdades da experiência retratada nos filmes teen para já ir planejando o seu:

Prom: Verdade!

via GIPHY

Já pode separar a roupa de gala e o corsage! Afinal, o prom — famoso baile de formatura — é palco de vários momentos emblemáticos da TV e do cinema e ele realmente acontece nos ginásios das escolas estadunidenses. A festa é temática e é organizada pelos próprios alunos que participam da comissão de formatura. Mas sabia que não é obrigatório ter um par? Às vezes a ficção faz parecer que a pior coisa possível é ir sozinho mas, na verdade, vários estudantes até preferem ir junto com a galera!

Além disso, vale lembrar que pelo fato do Ensino Médio nos EUA ter quatro anos, poucos intercambistas têm a oportunidade de completar o último semestre lá e participarem do baile de formatura.

Guerras de Comida: Mito

via GIPHY

Só de pensar na bagunça e no desperdício que uma guerra de comida faz já dá pra imaginar que elas não devem acontecer, né? Aliás, as cafeteiras e refeitórios dos colégios são bem organizados e possuem regras. Coitados dos funcionários que pagariam o pato se isso fosse como no cinema!

School Bus: Verdade!

via GIPHY

O ônibus escolar é mais do que comum na rotina dos estudantes americanos. Nem sempre ele é amarelo, mas é o mais frequente nas escolas públicas e, com certeza, é um bom adianto nos custos de transporte. Só cuidado para não sofrer o mesmo destino da Regina George, hein!

Quadro de horários livre: Mais ou menos…

via GIPHY

É verdade que há opções de eletivas diferentes como marcenaria, clubes de artes e esportes, mas elas estão disponíveis para complementar a grade de estudos. Inglês, matemática e ciências sociais, por exemplo, são matérias obrigatórias.

Cheerleaders: Verdade!

via GIPHY

Prepare-se para o try out! Além de animar a torcida nos jogos dos times do colégio, o cheer é considerado um esporte com vários torneios estudantis e acampamentos de treinamento. Além disso, muitos atletas competem profissionalmente e até ganham bolsas de estudo na faculdade para representarem os times universitários.

Musicais do Drama Club: Verdade!

via GIPHY

Infelizmente, não há números de dança no meio do corredor com todo mundo cantando perfeitamente em sincronia, mas os clubes de teatro existem na maioria das escolas. Há, inclusive, o equivalente ao Tony Awards para estudantes de teatro musical no colegial, o Jimmy Awards, que já revelou atores como Renée Rapp, que é Regina George no musical de “Meninas Malvadas”, e Andrew Barth Feldman, de “Dear Evan Hansen”.