Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Na Real

EXCLUSIVO: Jenna Evans Welch, autora de “Amor & Azeitonas”, conta mais detalhes do lançamento literário

Com 150 mil livros vendidos no Brasil, autora da trilogia “Amor & Gelato” lança livro que se passa na Grécia

Jenna Evans Welch, autora de "Amor & Azeitonas", conta mais detalhes do lançamento literário
Jenna Evans Welch, autora de "Amor & Azeitonas", conta mais detalhes do lançamento literário (Foto: Divulgação/Intrínseca)

Por Yasmin Altaras

Ler um bom livro sempre é uma ótima forma de passar e curtir o tempo livre, e ainda, de quebra, conhecer histórias e personagens marcantes. E esse é o caso da trilogia “Amor & Livros”, da autora estadunidense Jenna Evans Welch.

Assim, em seu mais novo lançamento, o livro “Amor & Azeitonas”, a escritora apresenta aos leitores a história da greco-americana Liv Varanakis e seu pai, Nico, um homem obcecado pela lenda da cidade perdida de Atlântida.

Durante a infância de Liv, encontrar a cidade era o grande sonho que os unia. Assim, após ser abandonada pelo pai, a jovem reconstrói sua vida sem qualquer vestígio de Nico ou de sua fantasia antiga. Tudo muda quando a jovem recebe um postal do pai convidando-a para ir à Grécia ajudá-lo a gravar um documentário sobre seu assunto favorito. Contudo, e a contragosto, Liv aceita o convite, e terá que lidar não só com sentimentos reprimidos, mas também deixar para trás a vida que construiu e mergulhar no inesperado.

Por conta disso, e em meio a milhares de perguntas, emoções difíceis e momentos constrangedores, a personagem tenta aproveitar as praias paradisíacas e outras atrações locais, além de aproveitar a companhia de Theo, o charmoso assistente de seu pai. Mas a medida que os dias passam, a jovem percebe que algo muito mais importante que Atlântida a levou até lá. “Amor & Azeitonas” é mais uma história leve, divertida e tocante de Jenna Evans Welch.

Aliás, vale lembrar que a editora Intrínseca lançará o livro oficialmente aqui no Brasil no dia 13 de setembro. E a obra já se encontra disponível para pré-venda nas mais variadas plataformas.

Então, curtiu a história do livro?

Entrevista exclusiva com a autora

Dessa forma, pensando no lançamento que se aproxima, a Atrevida bateu um papo com a autora Jenna Evans Welch. Na entrevista, temas como o seu recente trabalho, “Amor & Azeitonas”, bem como seus próximos passos na carreira literária ganharam destaque.

Ficou curioso? Então confira:

Atrê: Quando você realmente decidiu que gostaria de se tornar uma escritora?

Jenna: Muito jovem! Acredito que tinha sete anos quando escrevi minha primeira história, e tinha onze anos quando decidi que queria escrever livros para adolescentes. O mercado do gênero young adult era muito menor e mais limitado. Então, os livros que eu queria ler não pareciam existir. Lembro-me de apontar para a pequena prateleira “Jovem Adulto” na minha biblioteca local e dizer à minha mãe que um dia eu escreveria os livros que eu desejava que estivessem lá.

Atrê: E de onde você tirou inspiração para escrever a trilogia “Amor & Gelato”, “Amor & Sorte” e “Amor & Azeitonas”?

Jenna: A inspiração para “Amor & Gelato” veio das minhas próprias experiências na adolescência. Eu frequentei dois anos de ensino médio em Florença, Itália, e eu tinha um amigo que cresceu no Cemitério Americano de Florença. Ela era uma corredora e todos os dias ia correr pelas lápides. Lembro-me de pensar aos 17 anos que seria um ótimo cenário para um romance young adult.

Assim, quando terminei meu primeiro romance, soube imediatamente que queria escrever mais sobre a personagem Addie, que desempenha um pequeno papel nesse livro, e adorei a ideia de uma história de viagem, e foi ideia da minha editora definir a história na Europa mais uma vez.

Por fim, quando chegou a hora de escrever o terceiro romance decidi escolher um lugar que nunca tinha me intrigado. Dessa maneira, um dia, enquanto pesquisava online, encontrei uma pequena livraria em uma pequena ilha grega que realmente capturou minha imaginação.

Por trás de “Amor & Azeitonas”

Atrê: Sobre “Amor & Azeitonas”, você chegou a ir de fato para a Grécia para escrever o livro?

Jenna: Sim! Passei uma semana em uma casa de cavernas em Santorini visitando Atlantis Books em Oia e fazendo tudo o que eu pensei que um personagem young adult faria (assistindo pôr do sol, pulando penhasco, indo para a praia, e, claro, comendo muita comida grega deliciosa).

Atrê: Qual foi a cena que você mais gostou de escrever?

Jenna: Adorei escrever a cena sobre a festa de aniversário da Liv durante o primeiro pôr-do-sol da viagem.

Atrê: E o que você e Liv têm em comum?

Jenna: Que grande pergunta! Nós duas apreciamos a arte e nos preocupamos profundamente com nossas relações com nossos familiares. Acho que também compartilho sua luta para ser ela mesma às vezes.

Sobre planos futuros

Atrê: Mudando um pouquinho de assunto, você tem planos de fazer uma tour aqui no Brasil para divulgar os livros? Em uma Bienal, por exemplo? (Quando a situação da pandemia já estiver melhor, claro)

Jenna: Eu adoraria fazer uma turnê pelo Brasil. Isso porque meus leitores brasileiros são os meus mais entusiasmados e sempre deixo as interações com eles com um sorriso.

Atrê: Será que rola um spoiler para os fãs se em um futuro próximo os livros serão adaptados para o cinema ou streaming?

Jenna: Quem me dera poder! Estou trabalhando no meu primeiro romance young adult que se passa fora da série “LOVE &”. É também meu primeiro romance de ponto de vista duplo e (outro primeiro para mim), pois um dos personagens principais é um garoto. Assim, este romance é mais complexo e desafiador para mim do que os três anteriores, mas eu estou gostando muito do trabalho