Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Na Real

Invasão sul-coreana na literatura: confira 4 livros para conhecer mais da cultura do país

Essas obras voltadas para o público teen e young adult prometem histórias repletas de aventura e, claro, muito romance!

Invasão sul-coreana na literatura: confira 4 livros para conhecer mais da cultura desse país
Invasão sul-coreana na literatura: confira 4 livros para conhecer mais da cultura desse país (Foto: Divulgação/Companhia das Letras)

Por Yasmin Altaras

A cultura sul-coreana a cada dia vem crescendo mais e mais, principalmente por conta do enorme sucesso mundial do K-pop e também das famosas séries de K-dramas. No entanto, pouco se fala das produções literárias do país, principalmente na mídia.

Aliás, muitos temas importantes ganham destaque nessas produções, como as tensões culturais de se crescer em culturas conflitantes como a ocidental e a sul-coreana, além de outros problemas enfrentados pelos descendentes sul coreanos em terras ocidentais, como racismo e estereotipagem.

Pensando nisso, nós aqui da Atrevida resolvemos fazer uma lista com algumas indicações de livros dos gêneros teen e young adult escritos por autores sul-coreanos. Então bora conferir?

“Amor, mentiras e rock’n’roll”, de David Yoon

Sunny Dae é nerd — e com orgulho. Essa é a fama que ele e seus dois melhores amigos conquistaram na escola, onde curtir RPG definitivamente não é visto com bons olhos. E estava tudo bem, até Sunny conhecer Cirrus Soh, a garota mais descolada e confiante que ele já viu. Quando Cirrus acha que o quarto do irmão de Sunny é na verdade o dele, o garoto não consegue corrigir o engano. Com os olhos dela brilhando ao ver as guitarras e os pôsteres de rock na parede, ele acaba dizendo que tem uma banda — embora não saiba nem segurar uma guitarra. Ops!

Agora, sua única esperança para sustentar a história e conquistar Cirrus é fazer com que seus amigos nerds topem participar de seu plano maluco de tornar essa banda realidade, vestindo as roupas que o irmão mais velho deixou para trás quando se mudou para Hollywood e ensaiando na sala de música da escola. No entanto, o problema é que logo Sunny descobre que a vida de um rockstar mentiroso não é só fama e glória…

Frank e o Amor, de David Yoon

Frank nunca conseguiu conciliar as expectativas de sua família tradicional coreana com sua vida de adolescente na Califórnia. E tudo se complica quando ele começa a sair com a garota de seus sonhos, Brit Means, que é engraçada, inteligente, linda… Basicamente a nora perfeita para seus pais — caso tivesse origem coreana também.

Assim, para poder continuar saindo com quem quiser, Frank começa um namoro de mentira com Joy Song, filha de um casal de amigos da família, que está passando pelo mesmo problema. Parece o plano perfeito, mas logo Frank vai perceber que talvez não entenda o amor — e a si mesmo — tão bem assim.

Um Lugar Só Nosso, de Maurene Goo

Lucky ingressou muito cedo no universo do K-pop. Aos dezessete anos, ela é uma febre na Ásia e a grande aposta de sua gravadora para conquistar o Ocidente — mas ainda tem dúvidas de que essa é a vida que realmente deseja. Por isso, em uma noite pouco antes de viajar para os Estados Unidos, ela resolve sair disfarçada de um hotel em Hong Kong para fazer tudo o que quiser.

É então que Lucky encontra Jack, um jovem paparazzo. Sem saber que está ao lado de uma das maiores celebridades do momento, ele acompanha a garota pela cidade e os dois desenvolvem uma conexão especial, mas Jack logo se vê num dilema quando percebe que tem o maior furo de sua carreira bem à sua frente.

Em um fim de semana repleto de música e reviravoltas, os dois se aproximam e aprendem muito um com o outro — mas as mentiras entre eles podem colocar tudo a perder.

Isso que a gente chama de amor, de Maurene Goo

Desi Lee acredita que tudo é possível, basta ter um plano. Foi assim, com método e disciplina, que se tornou a aluna mais brilhante do colégio e uma atleta talentosa. É apenas no amor que Desi nunca se dá bem, colecionando uma sucessão de desastres quando se trata de garotos.

Depois de protagonizar mais um desastre na frente de Luca, um jovem recém-chegado à cidade que logo atrai seu interesse, a garota passa um fim de semana assistindo a k-dramas, certa de que os finais felizes só existem nas novelas coreanas que seu pai tanto ama. É aí que ela se dá conta de que naquelas histórias também existe uma fórmula, um passo a passo que ela poderia seguir – e conquistar Luca.

Em pouco tempo, sua vida se transforma em um enredo digno de um dorama. Mas ao contrário do que acontece na TV, isso pode não ser o suficiente para ela alcançar seu final feliz…

Então, curtiram essas indicações de literatura sul-coreana? 🙂