Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Na Real

Entenda o que é o Ramadan, destaque hoje no Instagram!

O Instagram está celebrando nesta terça-feira, 13, uma data muito importante para os muçulmanos

entenda o que e o ramadan destaque no instagram
Entenda o que é o Ramadan, destaque de hoje no Instagram (Crédito: Pixabay)

Se você olhou o Instagram nesta terça-feira, 13, se surpreendeu com os stories sobre “Ramadan” e não deve ter entendido muita coisa, né? Além disso, provavelmente viu alguns stickers diferentes quando tentou postar um story. Mas calma que nós vamos te explicar tudo! Entenda o que é o “Ramadan”, destaque do Instagram!

Você lembra quando aconteceu algo parecido no “Ano do Boi”? Desta vez o Instagram resolveu comemorar uma data muito importante para os muçulmanos, chamado Ramadan, Ramadã ou Ramadão. Assim, a rede social está fazendo como vimos na celebração do ano novo chinês, o “Ano do Boi”, e quem usar o sticker nos stories entrará para os destaques da página.

O que é o Ramadan?

O Ramadan é o nono mês do calendário islâmico, no qual a maioria dos muçulmanos pratica o seu jejum ritual, o quarto dos cinco pilares do Islã. É a época do ano mais sagrada para os muçulmanos. Nesse período, que este ano irá durar entre o dia 13 de abril até o início da noite de 12 de maio, os muçulmanos não devem ingerir bebidas (nem água) e alimentos, também se abstendo de relações sexuais no período entre o nascer e o pôr do sol. Essa prática é obrigatória a todos os muçulmanos que chegam à puberdade. Mas, caso alguém possa ter a saúde comprometida ou não estejam nas condições adequadas, não participam do Ramadan.

Para a religião, esse é um tempo de renovação da fé, da prática mais intensa da caridade, e vivência dos valores familiares. Além disso, pede-se ao crente maior proximidade dos valores sagrados. Entre elas, a leitura mais assídua do Alcorão, frequência da oração na mesquita, correção pessoal e autodomínio.

O Ramadan ocorre com base no ciclo lunar. Ele começa e termina com o surgimento da lua nova no céu. Seu nome significa “calor intenso” e foi escolhido devido ao clima que predominava na época em que foi escolhido. De acordo com a tradição religiosa, este foi o período em que o Profeta Muhammad começou a receber as revelações do Alcorão, enquanto meditava na caverna de Hirá, em Meca.

É por isso que o “Ramadan” está em destaque no Instagram!