Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Na Real

Enem: 5 dicas para se preparar às vésperas da prova

Provas vão ser aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro

Enem: 5 dicas para se preparar às vésperas da prova
Enem: 5 dicas para se preparar às vésperas da prova. (Reprodução/Pixabay)

Neste final de semana, acontece a primeira etapa do Enem 2021 e nós queremos facilitar sua vida com algumas dicas de ouro. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, sendo que no primeiro fim de semana os participantes devem responder a 45 questões das disciplinas de Linguagens, 45 questões de Ciências Humanas e escrever a redação dissertativa-argumentativa. Já no segundo fim de semana, serão 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias.

Para auxiliar os mais de 3 milhões de inscritos, especialistas do Colégio Anglo, Escola Vereda e Sistema de Ensino pH reuniram cinco dicas para essa reta final. Enfim, vamos começar com as dicas essesnciais para o Enem?

Tenha uma alimentação saudável antes da prova

Em primeiro lugar, para uma boa experiência de prova, os estudantes devem ter cuidados também com a saúde e o conforto. Segundo Maira Piovezana, Diretora de Ensino da Escola Vereda, “é importante que os participantes tenham uma alimentação saudável e regrada e que eles não arrisquem alimentos novos um dia antes da prova para que não haja nenhum desconforto ou mal-estar durante o exame. No dia, usem roupas leves, confortáveis para realmente ter esse conforto e cuidar dessa saúde e bem-estar corporal.”

Separe as informações e itens essenciais com antecedência

Além disso, Maira também orienta que os jovens tenham em mãos o local da prova e o cartão de confirmação, antecipadamente, e que já tenham separado, com certa antecedência, a caneta esferográfica transparente preta, necessária para a realização do exame. E, claro, ela ainda relembra o fato de os estudantes não poderem esquecer a máscara de proteção contra a COVID-19.

Tenha dias tranquilos antes da prova

Nos dias que antecedem o exame, Cláudio Falcão, Diretor do Sistema de Ensino pH, sugere que os participantes diminuam o ritmo e busquem aprender de forma mais tranquila, sem a pressão da revisão de última hora.

“Nesse momento, eles devem estudar de uma forma mais transversal. Há filmes, séries e vídeos que dão repertório cultural, que estão ligados aos conteúdos das áreas de humanas e linguagens, e que são uma alternativa para um estudo mais agradável e que cause menos estresse”, conta.

Não deixe que inseguranças te causem ansiedade

Há quem, ainda que tenha se dedicado ao longo de um ano ou até mais, se sinta inseguro e com medo no dia da prova. Segundo Lucas Seco, diretor do Colégio Anglo, é necessário que a autoconfiança nesses momentos prevaleça. Afinal, a ansiedade pode impactar negativamente no desempenho. O ideal é que o estudante mantenha a calma e lembre que está preparado para a prova.

No dia da prova, esteja atento às necessidades do corpo

Por fim, vale lembrar que um fator de dificuldade em exames longos como o Enem é o cansaço. Sabendo disso, explica o diretor, é importante que, ao realizar a prova, o estudante se hidrate, faça pausas para ir ao banheiro e se alimentar. Afinal, parte do tempo da prova deve ser destinado ao cuidado com o próprio corpo para evitar qualquer problema físico que o prejudique.