Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Na Real

Eleições 2022: saiba como tirar o seu Título de Eleitor!

Processo dura apenas 10 minutinhos e pode ser feito de casa

Eleições 2022: saiba como tirar o seu Título de Eleitor!
Eleições 2022: saiba como tirar o seu Título de Eleitor! (Reprodução/Flickr)

No próximo mês de maio, começam os últimos dias para tirar o seu título de eleitor, para poder votar nas eleições federais e estaduais, para eleger o próximo Presidente. Além disso, essas votações elegerão os próximos senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais.

Você está entre esses grupão de pessoas que vai votar pela primeira vez? Não tem problema, a Atrê te ajuda a tirar todas as dúvidas antes do grande dia. Então, vamos começar pelo primeiro passo: tirar o seu título de eleitor!

Como saber se eu posso tirar meu título de eleitor?

Você pode tirar o seu Título de Eleitor a partir dos 15 anos (mas com ressalvas). Se você faz 16 anos até o dia do primeiro turno das eleições deste ano — 2 de outubro de 2022 — você pode se cadastrar para tirar o documento.

Vale lembrar que o cadastro não é obrigatório até você completar 18 anos. Entretanto, votar é um direito do cidadão e cabe a nós decidir o futuro que queremos para nós e nosso país, né?

Até quando eu posso tirar meu título de eleitor?

ATENÇÃO: você poderá tirar o seu Título de Eleitor até o dia 4 de maio. Esse cadastro poderá ser feito presencialmente no cartório eleitoral mais perto de sua casa ou de forma digital, serviço que está disponível desde 2020 (e que dura apenas 10 minutos).

Enfim, vamos fazer esse título? Então, bora:

Passo 1: Separe os documentos necessários

Calma, parece complicado, mas, na verdade, os documentos são muito simples. Tudo o que você precisa é: um comprovante de residência atualizado, um documento de identificação oficial com foto (RG ou CNH) e uma selfie com tal documento, para comprovar que você é realmente você mesmo. A foto deverá ser tirada com a câmera frontal do celular, com a foto virada para a frente e, preferencialmente, em um lugar claro. Nessa selfie, você não poderá usar nenhum acessório que dificulte sua identificação (óculos, gorro ou boné) ou qualquer tipo de efeito.

Além disso, homens maiores de 18 anos precisam também do certificado de quitação de serviço militar. Facinho, né?

Passo 2: Abra o portal do TSE e faça seu requerimento

Em seguida, você vai abrir o portal do TSE. Para agilizar, pode procurar no Google “Título Net” (ou apenas clicar aqui). Super rápido!

Agora, para começar o seu requerimento, você precisa selecionar o estado onde você mora e apenas seguir na página.

Passo 4: Preencha seus dados e envie os documentos

Nesse passo, você precisará preencher algumas informações básicas para seguir com o seu cadastro, mas antes, você deve informar na primeira caixinha do formulário “NÃO TENHO”. Dessa forma, você não precisará preencher o campo pedindo o número do seu Título de Eleitor. Afinal, você (ainda) não o tem!

Agora, é só colocar o seu nome, data de nascimento, nome da mãe e do pai (caso conste na sua certidão) e clicar em “PRÓXIMO”. Na próxima página, você precisará anexar aqueles documentos que separamos anteriormente!

PS.: Não se esqueça de conferir todas as informações antes de enviar, para facilitar o processo.

Passo 5: Baixe o app do e-Título

E pronto! Agora, é só ficar de olho no requerimento — que deve levar certa de uma semana para ser aprovado.

Por fim, vale lembrar que título físico é coisa do passado! Para acessar o seu documento, uma vez que ele estiver aprovado, basta baixar o app do e-Título no seu celular, que está disponível tanto para iOS quanto para Android.

. Simples e fácil!