Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Na Real

Confira 5 livros voltados para o público teen e young adult

Esses recentes lançamentos prometem muitas emoções, romance e aventura

Confira 5 livros voltados para o público teen e young adult
Confira 5 livros voltados para o público teen e young adult (Foto: Divulgação/Companhia das Letras)

Por Yasmin Altaras

A companhia de um bom livro pode marcar muitas fases da vida de alguém, seja na adolescência como no comecinho da vida adulta. De romances a livros repletos de muita emoção, página por página, é possível viajar sem nem mesmo sair do lugar.

Pensando isso, nós da Atrevida resolvemos fazer uma lista com 5 livros que transitam entre o público teen e young adult para você curtir cada pedacinho dessas fases da vida. Então bora conferir esses livros?

1. Tudo Muda, de Nina Brochmann e Ellen Støkken Dahl

A transição da infância para a vida adulta é um grande desafio. O corpo não para de mudar, os hormônios assumem o controle e o cérebro passa por uma espécie de reorganização. Para quem está bem no meio de tudo isso, nem sempre é fácil compreender o que está acontecendo — ou mesmo conversar sobre o assunto.

Assim, para ajudar meninas (e meninos) prestes a entrar na adolescência ou que já estão nessa fase, as médicas norueguesas Nina Brochmann e Ellen Støkken Dahl escreveram este livro, no qual explicam de maneira objetiva, dinâmica e descontraída tudo o que é preciso saber sobre a puberdade.

Aqui, leitoras e leitores vão encontrar respostas para perguntas como “O que é menstruação?”, “Para que serve o suor? E os peitos?”, “De onde vieram todos esses sentimentos?”, entre tantas outras dúvidas típicas desse momento. Quem nunca passou por isso, não é mesmo?

2. Blackout, de Dhonielle Clayton, Tiffany D. Jackson, Nic Stone, Angie Thomas, Ashley Woodfolk e Nicola Yoon

Uma onda de calor causa um apagão em Nova York. Multidões se formam nas ruas, o metrô para de funcionar e o trânsito fica congestionado. Conforme o sol se põe e a escuridão toma conta da cidade, seis jovens casais veem outro tipo de eletricidade surgir no ar…

Um primeiro encontro ao acaso. Amigos de longa data. Ex-namorados ressentidos. Duas garotas feitas uma para a outra. Dois garotos escondidos sob máscaras. Um namoro repleto de dúvidas.

Quando as luzes se apagam, os sentimentos se acendem. Relacionamentos se transformam, o amor desperta e novas possibilidades surgem — até que a noite atinge seu ápice numa festa a céu aberto no Brooklyn.

Neste romance envolvente e apaixonante, composto de seis histórias interligadas, as aclamadas autoras Dhonielle Clayton, Tiffany D. Jackson, Nic Stone, Angie Thomas, Ashley Woodfolk e Nicola Yoon celebram o amor entre adolescentes negros e nos dão esperança mesmo quando já não há mais luz.

3. Mordida, de Sarah Andersen

Em seus trezentos anos de vida, a vampira Elsie nunca encontrou um par perfeito. Tudo muda quando ela conhece Jimmy, um lobisomem encantador, com uma forte tendência a sair correndo por aí na lua cheia. Cada qual com seus hábitos incomuns, juntos eles levam uma vida de casal deliciosamente macabra, curtindo filmes de terror e livros de suspense, fazendo passeios à sombra e saciando seu apetite voraz em jantares refinados (sem alho!).

Com traço gótico, humor ácido e repleto de romantismo, Mordida retrata os dramas reais de se apaixonar por alguém perfeito para você — mas ao mesmo tempo muito diferente. Em edição de luxo, com capa dura de tecido e laterais pintadas de preto, este é um livro de morrer.

4. Oli Procura uma (nova) Melhor Amiga, de Janaina Tokitaka

Oli e Fafá são melhores amigas. Elas estão sempre juntas no intervalo, não perdem um episódio da novela coreana de que mais gostam e até inventaram a melhor comida do mundo, o coxinhole (metade coxinha, metade rissole). Mas quando Fafá conta que vai mudar de escola, o mundo de Oli vira de cabeça para baixo: como é que ela vai sobreviver sem a sua fiel escudeira?

Ela decide, então, tomar uma atitude e encontrar logo uma nova melhor amiga. As candidatas são Valentina, Fernanda, Nina e Tábata. Mas as garotas têm personalidades muito diferentes, e Oli vai ter que ser bastante criativa para tentar se aproximar de cada uma delas — uma tarefa bem mais difícil do que parece.

Nessa narrativa leve e muito engraçada, Janaina Tokitaka apresenta aos jovens leitores uma menina determinada e que não tem medo de errar — que ganha ainda mais graça com os traços do ilustrador Fits.

5. Luxúria, de Raven Leilani

Edie tem vinte e poucos anos e está tentando descobrir quem é e o que quer ser – tudo isso enquanto trabalha numa editora e faz as piores escolhas amorosas possíveis. No entanto, pela internet, ela conhece Eric, um homem branco de meia-idade que tem um casamento aberto e com quem inicia um relacionamento.

Quando Edie perde o emprego, a esposa de Eric, Rebecca, convida a jovem para passar um tempo em Nova Jersey, onde vivem com Akila, a filha adotiva do casal – que também é negra. Com essa nova dinâmica familiar – marcada pelas tensões políticas, sociais, econômicas e identitárias dos tempos atuais –, as intenções e os pontos de vista de todos os personagens estarão em xeque. E, assim, através de um emaranhado de raiva, dor, ternura e afeto, Edie talvez consiga compreender mais a respeito de si mesma, de seu talento e de seu lugar no mundo.

Então, curtiram essas indicações de livros? Conta pra gente! 🙂