Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Na Real

Autora de “Dumplin'”, Julie Murphy lança novo romance “Ramona Blue”

Lançamento traz uma história de amor e de vida que engloba emoções complexas, companheirismo e esperança

Autora de "Dumplin'", Julie Murphy lança novo romance "Ramona Blue"
Autora de "Dumplin'", Julie Murphy lança novo romance "Ramona Blue". (Divulgação)

Finalmente temos “Ramona Blue”, o novo livro de Julie Murphy, autora responsável pela obra-prima “Dumplin’”, que até ganhou filme. O lançamento é da editora Melhoramentos.

Ao começar a ler as páginas de “Ramona Blue”, temos a sensação de ter entrado em uma sala confortável, silenciosa e bonita. Um local para ficar pelo máximo tempo possível. O tom é intimista, delicado e o texto é rico em muitos detalhes. Mas não é só por isso que “Ramona Blue” é um livro importante, marcante e atual. Trata-se de um romance que aborda temas prioritários para qualquer ser humano: amor, sexualidade, preconceito racial, homofobia, relações familiares, famílias plurais e a pressão para decidir o futuro quando se é adolescente.

O livro detalha uma história de amor e de vida que engloba emoções complexas, companheirismo e esperança.

Mais sobre “Ramona Blue”, de Julie Murphy

A protagonista, Ramona, com 17 anos e quase um metro e noventa de altura, vive tudo isso e mais um pouco. Ela, que tem cabelos azuis (daí vem o nome), se mostra delicada, mas pronta para enfrentar dúvidas, sensações e viver as emoções que a permitirão amadurecer.

Mesmo tão jovem, tem que lidar com muitas coisas — internas e externas. Ramona está no último ano do Ensino Médio. Ou seja, o mundo exige que ela tome alguma decisão com relação ao futuro profissional.

A família mora num trailer que fica num estacionamento em Eulogy, Mississipi, na região do furacão Katrina e perdeu tudo. Ramona tinha cinco anos na ocasião e ficou também sem a mãe, que foi embora. Mas a complexidade da realidade da protagonista vai além. Ramona faz de tudo para ajudar a família: trabalha num bar e entrega folhetos. As certezas que tem — gosta de garotas, é devotada à família e está destinada a algo maior — são seu guia.

A garota de cabelos azuis teve que se tornar adulta cedo. A irmã, que engravida, é mais uma responsabilidade que recai nas costas dela. Sua paixão de verão, Grace, foi vivida numa espécie de universo paralelo para Ramona. Uma relação que trouxe leveza, mas que logo acaba. As férias terminam e a família da garota vai embora.

Ramona diz adeus a Grace e olá para Freddie, um amigo de infância, que retorna do passado dez anos depois. Um garoto negro, criado pelos avós e com uma vida cheia de desafios. Eles têm histórias que os unem de várias formas. Uma distração bem-vinda para Ramona, mas que logo provoca muitas dúvidas. Freddie, ex-nadador, convida a amiga para cair na água com ele. E, entre uma braçada e outra no clube, o sentimento começa a surgir. Ramona se apaixona pela natação e começa a olhar para Freddie de outra forma.