Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Música

Kurt Cobain lança música inédita com ajuda de inteligência artificial

Kurt Cobain tem voz usada em música inédita com ajuda de inteligência artificial.
Kurt Cobain tem voz usada em música inédita com ajuda de inteligência artificial. (Reprodução/YouTube)

Kurt Cobain lançou uma música inédita, lançada nesta segunda, 5. “Drowned In The Sun”, divulgada no aniversário de 27 anos do falecimento do cantor, faz parte do projeto “As Fitas do Clube dos 27”, da organização Over The Bridge, que visa incentivar a boa saúde mental através da música.

Surpreendentemente, a música-póstuma foi produzida através de inteligência artificial, com programas como o Google Magenta, para simular a voz do tão famoso vocalista do Nirvana. “Pegamos ceca de 20 a 30 músicas de cada um de nossos artistas, em arquivos Midi, e dividimos em gancho, solo, melodia vocal e guitarra base“, revelou Sean O’Connor, membro do conselho de diretores da organização, durante entrevista para Rolling Stone.

Dessa forma, ao ouvir as faixas, o algoritmo aprende o padrão e escreve uma série de ritmos, melodias e até letras novas. Então, um engenheiro de som reúne as produções e transforma em uma música inédita. Tudo, né?

Ouça a música inédita de Kurt Cobain:

O que foi o Clube dos 27?

A princípio, a mídia criou a expressão para se referir ao trio de músicos que morreram aos 27 anos. Naquela época, a lista consistia de Jim Morrison, Brian Jones e Janes Joplin, que morreram com poucos anos de intervalo.

Entretanto, a relação de artistas que morreram devido a problemas em relação a saúde mental foi apenas aumentando, com a adição de Kurt Cobain, por exemplo, que acabou tirando sua própria vida, e de Amy Winehouse.

Apesar de não existir um consenso, existem muitos estudos tentando descobrir se a idade foi apenas uma coincidência. Entretanto, muitos acreditam que é aos 27 anos, os músicos passam a perceber que sua fama e sua aclamação começam a se estabilizar ou diminuir.