Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Música

Indireta para Olivia Rodrigo? Separamos todas as referências que Joshua Bassett fez em suas músicas novas

Atrevida analisou trecho por trecho de “Crisis”, “Set Me Free” e “Secret” para você não precisar fazer o mesmo

Indireta para Olivia Rodrigo? Separamos todas as referências que Joshua Bassett fez em suas músicas novas
Indireta para Olivia Rodrigo? Separamos todas as referências que Joshua Bassett fez em suas músicas novas. (Créditos: Getty Images e Reprodução/YouTube)

Por Amanda Oestreich

Nós sabemos, cada nova música do trio Olivia Rodrigo, Joshua Bassett e Sabrina Carpenter parece um novo capítulo no drama criado no TikTok. E, honestamente, na maioria das vezes é mesmo.

Dessa vez, foi a vez de Joshua Bassett, nas próprias palavras dele, “se defender” dos supostos ataques musicais feitos por Olivia em “Sour”. Na última sexta-feira, 3, o cantor soltou um EP com três faixas inéditas — “Crisis”, “Set Me Free” e “Secret” —, supostamente em resposta aos rumores que surgiram após o lançamento do álbum indicado ao Grammy.

E aí, enquanto ouvia as músicas, você conseguiu pegar alguma referência aos dramas da vida real? Não? Então não se preocupe, porque a Atrevida separou todas as partes que podem ter passado despercebido por você enquanto os streams estavam rolando. Enfim, vamos lá:

“Crisis”

Então, vamos começar por ela, a primeira faixa do EP e a principal resposta para as músicas de Olivia Rodrigo. Afinal, ao que tudo indica, a música inteira é uma grande indireta para a cantora. Na letra, várias são as referências para todos os dramas que estamparam as manchetes no último ano.

Logo após acusar que metade das coisas faladas pela pessoa mencionada na música são “meias verdades”, o astro de “High School Musical: The Musical: The Series” afirma que ela está atrapalhando sua vida como uma estratégia para a sua carreira no trecho “messing with my life as a career move”. É claro que temos que lembrar que o nome de Joshua Bassett foi parar nos trending topics das redes sociais várias vezes após os lançamentos de Olivia Rodrigo, com publicações muitas vezes envolvendo ataques e hate.

Aliás, ele também diz que, a pessoa fica “fannin’ the fire for the headlines”, que não é nada mais nada menos do que jogar a famosa lenha na fogueira, continua fazendo tudo para que a polêmica não saia das manchetes dos jornais. Quase impossível não pensar nas diversas vezes que os dois foram mencionados na mídia, né?

Outra parte que está diretamente relacionada com as polêmicas é o trecho “my mamma called, ‘cause she heard I got death threats” (em português: “minha mãe ligou porque ela ouviu que eu recebi ameaças de morte”). Em recente entrevista para a GQ, que cobrimos aqui em Atrevida, ele comentou que chegou a ver os diversos TikToks feitos sobre ele após o lançamento de “SOUR” e muitos não eram nada legais, com ameaças de espancamento.

Por fim, a música contém vários paralelos com alguns hits de Olivia, como “favorite crime” e “good 4 u”. Em um momento, lembramos do trecho da indicada ao Grammy que diz “you will never have to hurt the way that I do” — você nunca terá que sofrer do mesmo jeito que eu sofro —, ao qual Joshua Bassett supostamente responde: “don’t go thinking that I didn’t hurt too” — não pense que eu não sofri também. Afinal, será que esses dois estão conectados?

Em outra parte, o cantor supostamente refuta o que Olivia diz em “favorite crime”, quando ela menciona “I watched as you fled the scene” — eu observei você deixando a cena — com o verso “weren’t you the one who left in the first place? Weren’t you the one who called things off?” — não foi você que foi embora primeiro? Não foi você que terminou as coisas? —, em “Crisis”. E aí, será que foi Olivia Rodrigo que terminou o relacionamento ou a música do Joshua Bassett é apenas fictícia? Eita!

“Secret”

Em um tom mais animado, mas um pouco mais bravo, chegamos em “Secret”. Na música, Joshua Bassett fala sobre uma suposta descoberta que ele fez após o fim do namoro. A descoberta? Não sabemos ao certo, já que, como a música mesmo diz, é um segredo. Entretanto, muitos desconfiam que seria algum possível affair ou relacionamento mais íntimo que a pessoa mencionada tinha com outra pessoa durante o namoro. De novo, não sabemos se ele está falando diretamente de Olivia Rodrigo, mas desconfiamos que sim.

Uma das partes que fez os fãs mais confiantes de que a música também seria para a dona de “SOUR” é a parte em que Joshua supostamente faz referência à música “good 4 u”. “I really hope you had your fun / Good for you foolin’ everyone” — Eu realmente espero que você tenha se divertido / Bom para você (good 4 u) enganando todo mundo.

Aliás, nesse mesmo trecho ele diz que a pessoa o enganou por 16 meses. Não sabemos exatamente o que esse período de tempo significa, mas muitos acreditam que possa ser o período que os dois se conheceram e namoraram.

Lembra que dissemos que essa música era mais brava? Pois é! Em um momento, ele afirma que assim que toda a polêmica passar, as músicas dela — possivelmente Olivia Rodrigo — não terão o mesmo efeito nas pessoas. Olha:

“When the ‘woe is me’ stops working / I bet your songs won’t sound the same”

(Em português: “Quando o seu ‘coitadinha de mim’ parar de funcionar / eu aposto que suas músicas não vão soar da mesma maneira”).

Vamos falar do clipe agora? Tem um pequeno detalhe que você pode ter deixado passar em branco. Logo no começo do vídeo, quando o Joshua estão chegando na casa, ele aparece saindo de um carro branco. Pegou a referência? Não? A gente te explica:

Em “drivers license”, primeiro hit que a Olivia lançou sobre tudo isso, ela canta: “I still see your face in the white cars, front yards”. Exatamente a mesma posição e cor de carro que Joshua coloca on vídeo. Será pura coincidência ou easter egg proposital? Estamos de olho!

Agora, você deve estar se perguntando: mas, Atrê, e a atriz loira? Será que não é para a Sabrina Carpenter? É muito provável que não. Aliás, a escolha da atriz pode ter sido pura ironia, já que a diretora criativa do cantor é ninguém mais ninguém menos do que Sarah Carpenter, irmã mais velha de Sabrina.

“Set Me Free”

*ATENÇÃO: CONTEÚDO SENSÍVEL A SEGUIR*

Nós precisamos falar sobre “Set Me Free”. Diferente das duas músicas anteriores, essa faixa é mais introspectiva e mostra as reflexões que Joshua fez ao longo de 2021. Entretanto, existem algumas coisas que podem nos lembrar de Olivia, apesar da música não ser para ela.

No clipe, temos o cantor tocando um piano na praia. Essa cena levou os fãs de “High School Musical: The Musical: The Series” direto para o clipe de “All I Want”, primeira música de Olivia Rodrigo que hitou na internet. Mas, dessa vez, isso pode ser apenas uma coincidência. Afinal, Joshua aparece trajado de uma roupa bem formal andando em direção ao mar — esse tipo de simbologia é muitas vezes associado ao suicídio e já foi usado em clipes como “Adore You”, de Harry Styles. Novamente, essa é apenas uma especulação, já que o próprio Joshua diz que o ano foi longo e ele não sabia se iria sobreviver.

“Wasn’t sure if I’d survive / Never felt so weak / And nothin’ really seemed to help it”– “Set Me Free” – Joshua Bassett

(Em português: Não sabia se eu iria sobreviver / Nunca me senti tão fraco / E nada parecia ajudar”)

Nesse mesmo trecho, Joshua estava se referindo ao tempo em que passou no hospital, logo depois dos lançamentos de Olivia. Para quem não lembra, isto aconteceu bem na época em que Joshua Bassett lançou seu single “Lie Lie Lie”, porém por conta do problema de saúde, não pode comemorar.

O ator relevou que sofreu de um choque séptico e insuficiência cardíaca. Em uma entrevista para a revista GQ, meses depois, ele revelou que tinha apenas 30% de chance de vida. “Enquanto as pessoas fofocavam nas redes sociais, eu não tinha energia para se concentrar em nada além de permanecer vivo”, relembrou ele.

Outra coisa que poderia nos remeter à Olivia Rodrigo é que Joshua Bassett admite na música que tem trabalhado nele mesmo (e até disse em entrevista que está fazendo terapia duas vezes por semana). Em “good 4 u”, a cantora assume a responsabilidade por isso, dizendo que foi ela que arranjou um piscólogo para ele. Será que essas duas músicas estão relacionadas também?

Em outro bate-papo com a GQ, mas esse mais recente, ele contou que “Set Me Free” também é uma reflexão sobre o abuso sexual que o ator sofreu quando era mais novo. Ele mesmo disse que a música é uma espécie de “hino para ele mesmo”. “Não me lembrava disso até o ano passado, o que é uma loucura”, desabafou. “Quando eu era adolescente, um homem muito mais velho costumava abusar de mim, e eu não consegui ver como era na época”, completou, em seguida.

Por isso, temos versos como o refrão: “You don’t get to take all of me (set me free) / I don’t need your apologies (let me be)”. (Em português: “Você não pode levar tudo de mim (me liberte) / Não preciso das suas desculpas (me deixe em paz)”). Além disso, Joshua faz outra reflexão, possivelmente sobre o trauma e os dramas vividos em 2021: “I don’t know what I did to deserve all this” — “eu não sei o que fiz para merecer tudo isso”.

E, claro, o momento em que ele decide dar um basta em tudo isso: “I will never let you hurt me how you hurt me again”. (Em português: “Eu nunca mais vou deixar você me machucar como você me machucou de novo”).

Para finalizar, vamos retomar o que dissemos? Essa música não é sobre a Olivia Rodrigo, mas nada impede o Joshua Bassett de ter colocado um pequeno trecho que nos lembra de outro verso de “SOUR”.

Em “enough for you”, ela diz: “don’t you think I loved you too much to be used and discarded?” — “Você não acha que eu te amei demais para ser usada e descartada?”. Trecho o qual Joshua supostamente responde de forma empática: “I know you feel used, I know you’ve been hurt / Everything I did to make you feel worse / I’d take it all back if I could” — “Eu sei que você se sente usada, eu sei que você se machucou / Tudo que eu fiz para você se sentir pior / Eu desfaria se eu pudesse”.