Fale conosco

O que vc está procurando?

Revista Atrevida

Música

HYBE x Ithaca: entenda a união de Scooter Braun com a empresa do BTS

Produtoras famosas no mundo da música se fundiram na última quinta-feira (1)

BTS, da HYBE, e Scooter Braun, dono da Ithaca Holdings.
BTS, da HYBE, e Scooter Braun, dono da Ithaca Holdings. (Créditos: Getty Images)

Nos últimos dias, os nomes HYBE, Scooter Braun e BTS não saíram dos trending topics, não é mesmo? Isso porque, na última quinta-feira,1, o famoso produtor de artistas como Justin Bieber e Ariana Grande, vendeu sua empresa Ithaca Holdings para a antiga BigHit Entertainment — agora chamada HYBE.

Entretanto, a quantidade de informações sobre o assunto confundiu muitos fãs da música pop que ficaram se questionando o que essa venda muda para os artistas. Por isso, Atrevida reuniu todas as mudanças possíveis que acontecerão por conta dessa união. Vem com a gente:

HYBE Platforms e HYBE Solutions

Dentre todas as mudanças, essa é a que menos afeta os artistas diretamente. Os dois nomes na verdade representam os diferentes ramos que a HYBE pretende seguir.

No caso da HYBE Platforms, temos a subsidiária responsável pela rede social Weverse, por exemplo, que centraliza a comunicação entre os fãs dos artistas da, até então, BigHit Entertainment — assim como outros de empresas associadas —, em um só lugar.

Já a HYBE Solutions tem uma função um pouco diferente. Ela será onde a empresa guardará os direitos de seus produtos — mais conhecido como propriedade intelectual —, assim como outras funções, como criação de vídeos e possíveis novos jogos.

HYBE America, Scooter Braun e os artistas da SB Projets

É aqui que Scooter Braun entra no esquema HYBE e BTS. A HYBE America agora é proprietária de 100% da Ithaca Holdings, empresa do famoso produtor.

Falando da parte econômica da junção, a empresa coreana terá que pagar cerca de 5,5 bilhões de reais (sim, é isso mesmo) para os acionistas da Ithaca. Em relação às ações das principais personalidades da empresa — que engloba Justin Bieber, Ariana Grande, Scooter Braun, Demi Lovato, Scott Borchetta e outras 28 pessoas, a HYBE distribuirá ações de aproximadamente 900 milhões de reais. 

Portanto, Scooter ficará com cerca de 462 mil ações e seu parceiro Scott, da Big Machine Label Group — lembra das músicas da Taylor Swift? É aqui que estão elas —, ficará com 166 mil. Já Bieber e Grande ficarão com perto de 53 mil cada. (Vale lembrar que, semelhantemente aos artistas da Ithaca, os meninos do BTS também tem ações da HYBE, totalizando mais de 478 mil delas.)

Anteriormente, a antiga BigHit America tinha uma subsidiária, a BigHit Odyssey, que será dissolvida para a união da empresa de Scooter, que será a única subsidiária da representante americana da HYBE. Por conta dessa aquisição, teremos a chegada da SB Projects, que é a empresa secundária da Ithaca, responsável por administrar: Bieber, Ariana, Demi, J Balvin, Thomas Rett, Tory Kelly, Andrew Watt, David Guetta, Dan and Shay, Black Eyed Peas, Carly Rae Jepsen e Florida Georgia Line.

Inegavelmente, esse é o momento em que as coisas se diferenciam um pouco. Afinal, na indústria da música americana, é comum que artistas tenham agências de gerenciamento e gravadoras completamente separadas, diferentemente do mundo do k-pop, que une os dois.

Grupo de k-pop da HYBE

Depois de tanta complicação, por fim, chegamos onde realmente importa: o que essa aquisição muda para os artistas da BigHit Music BTS e TXT; Source Music GFRIEND; Pledis Entertainemnt Seventeen e NU’EST; BELIFT Lab ENHYPEN; e da KOZ EntertainmentZico? A resposta simples é: diretamente, nada, já que a Ithaca Holdings, até o momento, não terá nenhuma influência sobre as outras subsidiárias.

Entretanto, é importante destacar que, por conta da fusão, Scooter Braun fará parte do conselho de diretores da HYBE. Ou seja, ele terá voz para demitir ou adicionar executivos, aprovar grandes decisões da empresa em si, como novas aquisições e garantir recursos financeiros para os artistas.

Conclusão + uma ajuda bônus

Ainda confuso com tanta informação? Não tem problema! Só para ilustrar, preparamos um infográfico bem colorido para te ajudar a entender a fusão das duas empresas, com os nomes dos artistas em casa subsidiária. Confira:

Infográfico mostrando a relação de artistas com a nova aquisição da HYBE, empresa de BTS, com a produtora de Scooter Braun.
Infográfico mostrando a relação de artistas com a nova aquisição da HYBE, empresa de BTS, com a produtora de Scooter Braun.