Fale conosco

O que vc está procurando?

Revista Atrevida

Música

Hits do K-Pop ficam indisponíveis globalmente no Spotify após polêmica entre plataformas de streaming coreanas!

hits-do-k-pop-ficam-indisponiveis-globalmente-no-spotify-apos-polemica-entre-plataformas-de-streaming-coreanas!

Entre os mais de 100 artistas afetados estão EXO, Monsta X, Loona, The Boyz, Seventeen e muito mais

O Spotify sofreu um apagamento em massa de sucessos do K-Pop, neste final de semana! Ao redor do mundo, usuários da plataforma relataram que não conseguiam encontrar faixas de artistas como Monsta X, The Boyz, Loona, EXO e Seventeen. Entre os países que mais reclamaram com a falta de álbuns e hits, estão Estados Unidos, Alemanha, Canadá e Inglaterra — ainda não se sabe se o Brasil foi afetado de alguma forma.

Mas, afinal, o que aconteceu?

Tudo começou quando o Spotify entrou no mercado coreano pela primeira vez no início deste ano. Até então, a plataforma não estava disponível no país e o serviço de streaming mais utilizado era o Melon, da empresa Kakao M, que também disponibiliza a distribuição das produções de artistas muito famosos por lá.

+++LEIA MAIS: BTS sofre ataque racista de jornalista alemão e artistas vão em defesa do grupo: “Declarações irresponsáveis”!

Entretanto, parece que o Spotify ainda não havia assinado nenhum contrato com a Kakao M antes de disponibilizar as músicas deles por lá. “Ainda estamos conversando com o Spotify (sobre a distribuição de nossas músicas por meio de sua plataforma)”, o porta-voz da Kakao M compartilhou com o jornal The Korea Herald. Por isso, muitos acreditam que o sumiço das faixas pode ter acontecido por conta da rivalidade das plataformas.

Entre os artistas prejudicados com a falta do acordo está o grupo Epik High. Em uma publicação o rapper Tablo reclamou que, enquanto nada é resolvido, os músicos são prejudicados. “Aparentemente, um desentendimento entre nosso distribuidor Kakao M e o Spotify tornou nosso novo álbum ‘Epik High Is Here’ indisponível globalmente contra nossa vontade”, relatou. “Independentemente de quem seja o culpado, por que são sempre os artistas e os fãs que sofrem quando as empresas colocam a ganância acima da arte?”, disparou Tablo.

+++LEIA MAIS: BLACKPINK é nomeada embaixadora da ONU, durante Conferência sobre Mudança Climática!

Ainda é incerto o catálogo completo de artistas que tiveram trabalhos removidos do Spotify, mas estima-se que mais de 100 estejam afetados. Entre os mais conhecidos estão Seventeen, Monsta X, The Boyz, IU, Victon, Epik High, Oneus, Cravity, DPR Live, Hyolyn, Drippin, Up10tion, BTOB, Block B, Hyuna, EXO, CLC, (G)I-dle, ToppDogg, Sunmi, Nuest, A.O.A., Triple H, P1Harmony, Taeyeon, Youngjae, Momoland, Gaho, Pentagon, Mamamoo, Pristin, Woodz, Zico, Astro, VIXX, Kard, Hwasa, SF9, Weki Meki, Golden Child, Punch, CL e StayC.

Confira uma lista parcial de cantores e grupos afetados: