Fale conosco

O que vc está procurando?

Revista Atrevida

Música

EXCLUSIVO: Grupo coreano ONF fala sobre carreira e faz poema para FUSEs brasileiros

Hyojin, E-Tion, J-Us, Wyatt, MK e U, conversaram com a Atrê e falaram sobre saudade do FUSE e a cidade perfeita do ONF

Grupo coreano ONF fala sobre carreira e faz poema para FUSEs brasileiros
Grupo coreano ONF fala sobre carreira e faz poema para FUSEs brasileiros (Divulgação)

Em entrevista exclusiva para a Atrevida, o grupo coreano ONF falou sobre sua carreira, seu último comeback com “Ugly Dance”, “Road To Kingdom” e ainda deixaram um poema muito fofo para os FUSEs (nome do fandom) brasileiros.

O grupo de K-pop ONF debutou em 2017 pela empresa WM Entertainment e atualmente são seis membros: Hyojin, E-Tion, J-Us, Wyatt, MK e U. Eles possuem um conceito no nome, são duas units: time ON e o time OFF. A primeira são mais focados na voz, ou seja, os main vocais com Hyojin (líder), E-Tion e MK. Enquanto o time OFF é focado mais na dança e os membros são: J-Us (líder), Wyatt e U (maknae, mais novo).

O último projeto do grupo foi “Ugly Dance”, lançado dia 28 de abril de 2021. Uma das coisas que mais chama a atenção no conceito do grupo é que todos os videoclipes são conectados e sempre tem um visual futurístico e gamer.

Confira a entrevista exclusiva que a Atrê fez com o grupo coreano ONF.

Qual foi a parte preferida de vocês em “Ugly Dance”? Qual foi a parte mais difícil da coreografia da música?

U – Tem uma parte que o WYATT canta, “Cabeça, ombros, joelhos, tudo sobre você”, e eu gosto a coreografia desta parte da letra, minha preferida! Os passos da dança estão coordenados com o ritmo da letra e isso realmente faz ser muito legal. A coreografia, como um todo, não é fácil, mas is acho que o segundo refrão é a mais difícil de dançar.

Como foi o processo de gravação das apresentações sem o público por conta da COVID-19? Vocês sentem falta dos FUSEs?

WYATT – Sendo honesto, a gente sempre tenta se divertir no palco, mas é bem menos animador sem nossos fãs animando e cantando junto com a gente. Então a gente se apresenta lembrando dos momentos quando os fãs estavam lá animando e mandando todo o amor deles para nós enquanto estávamos no palco. Nós esperamos que esta pandemia termine logo, para que então podemos voltar ter nossos fãs com a gente.

Tem uma relação entre os clipes de “Sukhumvit Swimming”, “Beautiful Beautiful” e “Ugly Dance”? As teorias sobre a conexão entre os conceitos estão nos matando de curiosidade! O conceito de gamers, vaporwave, voltarão no próximo comeback?

E-TION – O universo do ONF começou desde o momento que debutamos e continuará. Então todos os álbuns anteriores estão conectados um com os outros e vai continuar, então nos lançamentos futuros novas histórias serão abertas. Esperamos que vocês estejam animados para isso.

Falando sobre “CITY OF ONF”, como seria a cidade perfeita do grupo? Com este conceito futurístico, vocês já se imaginaram vivendo em um?

J-US – Seria muito difícil falar uma definição exata de como seria uma cidade perfeita, mas pessoalmente, espero que seja um mundo em que o ONF e FUSE vivam juntos e interajam uns com os outros. Além disso, eu espero que os avanços tecnológicos façam nossas vidas mais confortáveis, eficientes, e mais seguras de se viver. Mas sobre tudo, eu sonho com um mundo quente e bonito, um mundo que o respeito é a base de comunicação entre todos.

Eu também imagino que em todos os dias serão extremamente fascinantes e emocionantes se o mundo fosse futurístico igual as cenas de nossos videoclipes. Seria uma sensação surreal como se tivéssemos num filme. Estamos dando vida para cidades futuras nos videoclipes, mas eu acho que isto pode ser possível de ver no mundo real nos elementos futuristas que vemos, afinal a tecnologia está evoluindo muito rápido.

Qual foi a sensação de ganhar o primeiro “win” com “Beautiful Beautiful”? 

HYOJIN – Nós estávamos muito felizes. Mas ao mesmo tempo, estávamos tristes porque não conseguimos celebrar o momento junto com o FUSE. Nos falamos frequentemente sobre como era nosso desejo de ganhar um “win” nas nossas entrevistas, e nos sentimos realizados e não acreditamos que aquele dia finalmente chegou. Esperamos que venham mais #1 nos programas de música, porque trabalhamos muito para apresentar boas músicas e perfomances.

Como foi a experiência de “Road to Kingdom”? Foi difícil mudar os conceitos durante o programa? Porque em “Everybody” era mais obscuro e em “It’s Raining” vocês trouxeram uma temática alegre.

U – Eu acho que para nós, o “RTK” nos permitiu crescer como um time. Tivemos a oportunidade de mostrar diferentes lados do ONF durante um período muito curto e nos deu a chance de puxar o nosso limite.

E foi um pouco mais difícil para mim, porque eu estava envolvido diretamente na criação da coreografia. foram vários momentos de dificuldades para se superar. Existiam momentos que eu fiquei até a noite nas conversas sobre os conceitos e até mesmo rearranjei e revisei as músicas e a nossa coreografia dias antes da apresentação. Manos no fim do dia, foi muito satisfatório ter a oportunidade de ter ótimos resultados e de poder mostrar que “podemos fazer isso”.

Alguns FUSEs brasileiros estão com vocês desde o pre-debute. Como é a sensação de saber que existem fãs espalhados pelo mundo e que se conectam emocionalmente com as músicas do grupo, mesmo sendo uma língua totalmente diferente? Algum de vocês poderia fazer um poema em homenagem aos fãs brasileiros com as sílabas de “Brasil”?

MK Mesmo existindo a barreira da língua, eu acredito que todos conseguem sentir as mesmas emoções. Música não tem barreiras e mesmo que falemos línguas diferentes, é a música é o que nos une. Então eu realmente acredito que a mensagem que nós compartilhamos com as músicas do ONF podem, com toda a certeza, chega a todos.

B (브): Brazilian FUSE! (FUSEs brasileiros)

Ra (라): Rarara~ Can you hear our voice? (Vocês conseguem nos ouvir?)

Sil (질): 즐겁다 (Em coreano isso soa como “sil” de Brasil – que significa emoção e animação) and energetic music of ONF will cheer you up once again today! We hope you have a good day! We miss you and we love you! (e as músicas com muita energia do ONF vão te animar mais uma vez! Esperamos que tenha um bom dia! Nós sentimos sua falta e amamos vocês!)

Por Sara de Oliveira