O Dia dos Namorados está chegando e para festejar esse dia certamente especial, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) aproveitou o seu banco de dados, para realizar um estudo sobre a quantidade de músicas cadastradas entre 1997 e 2021 que levam a palavra “amor” no título. Surpreendentemente, o levantamento apontou um total de 132.975 faixas ao todo. Eita!
Além disso, a pesquisa mostrou que os títulos de obras musicais mais repetidos com esse tema foram: “Amor” (603 músicas); “Amor proibido” (572 músicas) e, por fim, “Nosso amor” (468 músicas).
Outra curiosidade foi o balanço de cada ano feito a partir do cadastro dessas músicas no período. O ano que contou com mais canções cadastradas com “amor” no título foi 2013 (18.737 músicas). Enquanto isso, tivemos atrás 2019 (9.958 músicas) e 2020 (9.373 músicas).
Ranking mais tocadas
Posteriormente continuando a comemoração do Dia dos Namorados, o Ecad fez ainda um levantamento das músicas mais tocadas com a palavra “amor” no título. Entretanto, dessa vez, o período do estudo foi dos últimos cinco anos. As três primeiras colocadas mostram que o gênero musical sertanejo continua forte no Brasil neste período: “Não deixo não”, “Amor falso” e “Anti-amor”.
Por fim, eles separaram o ranking das 15 músicas com a palavra “amor” no título mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública — que são Rádios, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval e Festa Junina. Enfim, confira:
- “Não deixo não (incidental: vá pro inferno com seu amor)” – Edson & Hudson
- “Amor Falso” – Mc Rogerinho
- “Anti-amor” – Gustavo Miotto ft. Jorge e Mateus
- “Amor Perfeito” – Roberto Carlos
- “Mais Amor e Menos Drama” – Henrique e Juliano
- “Dois Loucos de Amor” – Humberto e Ronaldo
- “Morrer de Amor” – Jota Quest
- “Borbulhas de Amor” – Fagner
- “Se o Amor Tiver Lugar” – Jorge e Mateus
- “Ousado Amor” – Isaias Saad
- “Jejum de Amor” – Gusttavo Lima
- “Amor Maior” – Jota Quest
- “Amor Comum” – Maiara e Maraisa
- “Amor de Primavera” – Di Paullo e Paulino
- “Meu Ex-Amor” – Amado Batista e Jorge