Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Música

Depois de diversas polêmicas, Grammy Awards anuncia mudanças

A última edição teve a pior audiência da historia da premiação e fez com que a Academia repensasse, entenda!

Depois de diversas polêmicas, Grammy Awards anuncia mudanças
Depois de diversas polêmicas, Grammy Awards anuncia mudanças (Getty Images)

Nesta sexta-feira, 30 de abril, a Academia do Grammy Awards anunciou que fez diversas mudanças para as próximas edições da premiação. A que mais chama a atenção foi a eliminação dos membros “secretos”.

Acredita-se que as mudanças são por conta da última edição que de fato foi uma das mais polêmicas envolvendo o The Weeknd e o Grammy Awards. O cantor chegou a dizer que espera que a gravadora dele não envie mais suas canções para ser indicadas ao prêmio.

Estes jurados eram responsáveis pelas decisões finais sobre quais artistas ou músicas eram indicados em certas categorias, inclusive do “Big Four” que são “Álbum do Ano”, “Música do Ano”, “Gravação do Ano” e “Artista Revelação”.

Últimas Polêmicas

A maior polêmica da última edição foi quando o The Weeknd, foi boicotado e nem mesmo levou nenhuma indicação. O próprio artista falou sobre o boicote, além de gerar revolta entre os fãs. O álbum “After Hours” foi uma dos maiores sucessos no mundo e muito elogiado pela crítica. Inclusive, Abel recebeu 16 nomeações no BBMAs que fizeram o mínimo e reconheceram o trabalho magnifico do cantor.

Além disso, Abel não foi o primeiro e nem o último a ter crítica a Academia nos últimos anos. Kanye West chegou a postar um vídeo em suas redes socais, com o megafone na privada e fazendo xixi em cima do prêmio. Nicki Minaj também já falou muito sobre a premiação, o quão ela é racista e misógina no Queen radio.

Ariana Grande, por sua vez, também disse ter problemas com a premiação. Em 2019, a cantora iria se apresentar, mas por conta de problemas criativos com o Ken Erhlich, resolveu cancelar. Em seguida, a cantora foi indicada em cinco categorias com o “Thank You Next” e perdeu todas em 2020. Zayn Malik também não ficou de fora e também detonou a premiação.

Mudanças

Além da mudança já citada acima, da eliminação dos membros “secretos” que decidiam as principais categorias, a Academia anunciou outras mudanças:

Redução de números de categorias que podem votar

Assegurando que os criadores votem em categorias em que são mais qualificados e faz mais parte do seu estilo musical, houve redução dos gêneros musicais disponíveis: de 15 para 10. Além disso, todos os jurados podem votar nas quatro categorias mais importantes do “Big Four” citado acima.

Categorias Novas Adicionadas

A Academia adicionou duas novas categorias, e agora são 86 categorias no total:

Best Global Music Performance – Melhor Perfomance de Música Global.

Best Música Urbana Album – Melhor Música Urbana Latina.

Prestígio e audiência

Apesar das diversas críticas, as polêmicas envolvendo o Grammys Awards – que não são de hoje, a premiação continua sendo a que detém mais prestígio no universo musical. Mas, nos os anos a audiência está cada vez pior, e isso pode ser por conta das diversas polêmicas e faltas de mudanças.

A edição de 2021 teve a pior audiência da história da premiação com  8,8 milhões uma queda absurda de 53%. Anteriormente, em 2020 foram 19.88 milhões. Enquanto em 2019 houve queda de 6%, em relação ao ano anterior há 2018.

Será que essas mudanças vão ser suficientes para cativar o público novamente?