Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Música

10 anos de 5 Seconds of Summer: Relembre a trajetória da banda ao longo dos anos

Banda australiana completa uma década de atividade (e muita música boa)

10 anos de 5 Seconds of Summer: Relembre a trajetória da banda
10 anos de 5 Seconds of Summer: Relembre a trajetória da banda. (Getty Images)

Por Amanda Oestreich

Nesta sexta-feira, 3, a banda australiana 5 Seconds of Summer comemora 10 anos de existência — parabéns, meninos! O marco foi super comemorado pelo quarteto, que organizou um podcast especial, um single inédito e um show. Tudo, né?

E, claro, em 10 anos cabe muita história e definitivamente muitos momentos marcantes. Por isso, nós da Atrevida separamos os momentos mais marcantes do 5SOS para você comemorar essa data junto com a gente. Enfim, vamos lá:

2011

Como todo mundo sabe, 2011 foi o ano de formação da banda. Inicialmente, eles eram um trio, com Calum, Luke e Michael, que estudavam juntos na escola e faziam covers para o YouTube. Então, no dia 3 de dezembro — há exatamente dez anos — Ashton foi convidado a se juntar ao grupo.

No mesmo dia, eles fizeram sua primeira apresentação ao vivo, em um pub em Sydney. Na época, o público total era de 12 pessoas.

2012

Um ano depois, a história já era outra: eles estavam lançando o primeiro single da história, “Out of My Limit”. Em apenas 24 horas, o clipe recebeu mais de 100 mil visualizações.

No fim do ano, todos se mudaram temporariamente para Londres para poder focar na composição de novas músicas. Nessa viagem, Calum Hood, Michael Clifford, Ashton Irwin e Luke Hemmings foram acompanhados de outros astros como os do McFly.

2013

O começo do estouro do 5SOS começou exatamente aqui. Em 2013, após Louis Tomlinson se familiarizar com a banda, eles foram convidados para abrir os shows da One Direction durante a “Take Me Home Tour”.

No mesmo ano, eles assinaram com a Capitol Records.

2014

O ano foi deles. A parceria com a 1D continuou com a “Where We Are Tour”, que veio ao Brasil, mas infelizmente não trouxe os meninos do 5SOS.

Em março, chegou “She Looks So Perfect”, certamente o hit que estourou o 5 Seconds of Summer ao redor do mundo. Em junho do mesmo ano, o clipe da faixa já ultrapassava os 32 milhões de views. Atualmente, o vídeo conta com quase 300 milhões. É mole?

O hit veio acompanhado do álbum de estreia dos meninos: o famoso self-titled, “5 Seconds of Summer”.

Em 2014 eles também tiveram sua estreia em premiações, durante o Billboard Music Awards, eles fizeram sua primeira apresentação em um evento do tipo.

2015

O sucesso bateu em cheio. Agora, chegava a vez dos meninos de seguirem com sua própria turnê, a “Rock Out With Your Socks Out”.

Em 2015, eles também lançaram o segundo álbum de estúdio, “Sounds Good Feels Good”.

2016

Em 2016, foi o momento de dar os últimos esforços. Eles agendaram mais uma turnê para o álbum novo, a “Sounds Live Feels Live World Tour”.

Nesse ano, eles também comemoravam os cinco anos de banda, que contou com conteúdos incríveis — como a adição de todos os B-sides e músicas “raras” nas plataformas de streaming de música ao redor do mundo.

Dessa forma, após anos de muito trabalho, viagens e composições, os meninos entraram em hiato — que, vamos falar a verdade, foram apenas férias bem merecidas. Essa pausa durou quase dois anos, sem qualquer tipo de conteúdo novo vindo dos meninos.

Anos depois, eles refletiram sobre esse período, dizendo que foi necessário para a continuidade da banda, que já considerava uma separação. “Nós precisávamos colocar nossas cabeças de volta no lugar”, comentou Calum. “A gente teve que se olhar e falar ‘e aí, vamos parar agora ou vamos fazer isso para sempre? Porque, se a gente continuar, nós vamos precisar ir além do que já fizemos até agora’”, relembrou Luke.

2017

Aliás, o hiato aconteceu, mas foi apenas de conteúdo, já que, em 2017, eles estavam aqui no Brasil se apresentando pela primeira vez. Em setembro, eles fizeram um show em São Paulo, no Espaço das Américas, antes de partir para o Rio de Janeiro para arrasar no palco do Rock In Rio.

2018

Em 2017, a volta do 5SOS: a era “Youngblood” é real. Fãs em êxtase, banda feliz — foram dois anos sem música nova e agora estávamos aqui de novo.

Antes do álbum chegar, os meninos anunciaram uma turnê super exclusiva com pequenos shows intimistas ao redor do mundo, para promover o álbum que ainda nem havia sido lançado. (E teve 5 Seconds of Summer no Brasil de novo, sim).

2019

Depois da troca de gravadoras, os meninos voltaram com música nova. “Easier” foi o primeiro single do 5SOS para a Interscope, com quem assinaram.

Com o fim de uma década de muito sucesso, o grupo foi mencionado na lista da Billboard entre os Top Artistas de 2010, que listava aqueles que fizeram mais sucesso durante 2010 e 2019.

Nesse mesmo ano, recebemos a feliz notícia de que Michael Clifford estava noivo de Crystal Leigh, sua namorada desde 2017.

2020

Em 2020, os meninos já começaram a refletir sobre os últimos anos de carreira. O single “Old Me” mostrou isso. O 5SOS amadureceu e nós conseguimos ver isso na letra da música.

Então, eles lançam “CALM”, o álbum mais recente do grupo. Entretanto, antes do sucesso, essa estreia passou por uns maus bocados. Nos Estados Unidos, aconteceu um problema na hora do envio dos álbuns físcos comprados. Dessa forma, cerca de 15 mil cópias foram enviadas antes do prazo esperado.

Consequentemente, o álbum estreou nas paradas da Billboard uma semana antes do esperado e planejado.

No fim do ano, outro álbum, mas, dessa vez, solo. Ashton Irwin anuncia seu próprio álbum, “Superbloom”, agradecendo por estar em uma banda que permite com que ele tenha liberdade criativa. Em suas músicas, Ashton refletiu sobre seus problemas com sua saúde mental ao longo dos anos.

2021

Agora, vemos o 5SOS aos poucos mais confortável de novo. Após anos inativos nas redes sociais, o grupo inteiro volta a interagir com os fãs no Twitter, Instagram e até TikTok — com vídeos que tiram risadas e sorrisos nostálgicos dos fãs.

@5sos

doing this trend so we can answer the most popular questions we’ve been asked as a band over the years! ♬ The Magic Bomb (Questions I Get Asked) [Extended Mix] – Hoàng Read

E aí, Luke Hemmings solta duas bombas: seu noivado com Sierra Deaton e seu álbum solo, no mesmo esquema de Ashton. “When Facing The Things We Turn Away From” mostrou um lado mais melancólico de Luke, que afirmou na época que não lembrava de várias coisas dos anos em que trabalhou com a banda incansavelmente.

E, claro, 2021 marca o ano de 10 anos da banda, que promete que tem muito mais coisa vindo por aí!