Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Fashion

Tendências de Halloween: de retrô a assustadoras

Pinterest analisou as fantasias e maquiagens mais pesquisadas na plataforma

Tendências de Halloween: de retrô a assustadoras
Tendências de Halloween: de retrô a assustadoras. (Reprodução/Unsplash)

O Halloween foi diferente no ano passado e suas tendências também. Em 2020, as pessoas descobriram no Pinterest como decorar a casa e comemorar a data virtualmente ou com um pequeno grupo de convidados. Mas este ano promete mais: está todo mundo animado para uma celebração ainda segura, mas mais tradicional. 

Aliás, o Halloween é uma das épocas do ano em que as pessoas procuram no Pinterest inspirações para fantasias, decorações, receitas e muito mais. Pelo menos é o que dizem as pesquisas. A propósito, a frase “Inspiração para o Halloween” foi 3x mais pesquisada em agosto deste ano do que em relação ao ano passado. 

As pessoas começaram a se planejar muito antes, por isso as pesquisas decolaram muito mais rápido. Aliás, pesquisas com o termo “Halloween” começaram a crescer já na segunda semana de maio (no ano passado, isso aconteceu na quarta semana de maio) e tiveram um aumento 3,5 vezes mais rápido em comparação com o mesmo período no ano passado.

Enfim, confira as principais tendências deste ano no Relatório de Halloween de 2021 do Pinterest: 

É tudo uma questão de estética 

Este ano, o Halloween traz como tema a estética das fantasias em tons metálicos e vívidos. A estética, cuja popularidade aumentou durante a pandemia, teve para as pessoas um elemento de caracterização que pode decolar neste Halloween, como a da “VSCO girl”, uma das queridinhas do ano passado.

Esse ano, os usuários buscam no Pinterest looks como a maquiagem de fada (com asas desenhadas ao redor dos olhos), goblincore (orelhas de elfo e cogumelos como adornos de cabelo), cottagecore (aquele look inocente inspirado na natureza e nas flores) e mermaid core (coroas feitas de conchas e trajes inspirados em sereias). Além disso, há outras tendências também:

Fantasias
  • Fantasias de fadas (76X)
  • Fantasia de bruxa com make tipo cottagecore (11X)
  • Looks de palhaços (2x)
  • Fantasia de elfo de madeira (5x)
  • Fantasia de sereia do mal (4x)
Maquiagem
  • Make goblincore (4x)
  • Maquiagem de elfo do mal (2x)
  • Looks com maquiagem de sereia (2x)
  • Maquiagem de fadas (31x)
Novas maneiras de usar abóboras e a estética retrô para dar um toque a mais na decoração

As abóboras continuarão sendo um elemento muito presente nas tendências de decoração de Halloween deste ano, mas é possível usá-las de outras formas que não sejam as tradicionais. Ideias novas e criativas surgiram e há um crescimento nas pesquisas por ideias como “abóboras de fios artesanais” (11x), “abóboras de livros artesanais” (3x) e “guirlandas de abóboras artesanais” (3x). 

Mas, o tema mais pesquisado para as decorações de Halloween é o estilo retrô — as buscas por “Estética retrô para o Halloween” aumentaram 76 vezes. Na aba Comprar, um feed para compras dos Pins de produto em estoque, as pesquisas de “decoração vintage para Halloween” aumentaram três vezes. Essa decoração revive os clássicos, como fantasmas, gatos pretos, bruxas e monstros de Frankenstein, além de pôsteres ou banners vintage, como com imagens em preto e branco de festas de Halloween dos anos 20. 

Comemoração com segurança

Embora as restrições tenham sido flexibilizadas em boa parte do mundo, as pessoas ainda estão planejando comemorar com poucas pessoas e usando máscaras. As pesquisas por “máscaras de halloween feitas em casa” aumentaram 64%, enquanto “Halloween ao ar livre” aumentaram 10x. Entre as atividades mais comentadas, tanto ao ar livre como à distância, estão “ideias assustadoras de casa mal-assombrada” (9x) e “ideias assustadoras de trilhas mal-assombradas” (5x). E o estilo retrô continua firme e forte, com 3x mais pesquisas de temas como “festa de Halloween vintage”.

Por fim, vale lembrar que o Halloween deve ser um momento de inspiração, não de insensibilidade. Por isso, desde 2016, o Pinterest proíbe anúncios de fantasias culturalmente inapropriadas e permite que os usuários denunciem conteúdo sem sensibilidade cultural diretamente nos Pins. 

Como uma plataforma que promove a positividade, o Pinterest tem sempre em mente que cultura não é fantasia. O Halloween deve ser um momento de inspiração, não de insensibilidade. Por isso, incentivamos as pessoas a buscar no Pinterest inspirações culturalmente relevantes para o Halloween, deixando de lado a ideia de que se fantasiar é estereotipar a imagem de uma pessoa. Se todos trabalharmos juntos, podemos encontrar uma maneira divertida e construtiva de comemorar este dia”, diz David Murphy, co-presidente da PIndigenous, a comunidade de funcionários indígenas do Pinterest.