Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Fashion

Semana de moda de Londres: Entenda os principais jargões da moda em inglês

Confira expressões mais usadas no universo da moda

Semana de Moda de Londres
Semana de Moda de Londres. (Getty Images)

Na última sexta-feira, 17, começou a London Fashion Week — a Semana de Moda de Londres — que se estende até esta terça-feira (21). A organização do evento fica nas mãos do Conselho Britânico de Moda (CFB) e acontece duas vezes por ano, em fevereiro e setembro. Surpreendentemente, a edição atual, referente às coleções Primavera/Verão, é a primeira do circuito londrino em formato híbrido, contando com apresentações virtuais e desfiles presenciais com público restrito.

A etapa de Londres do circuito de moda se destaca por ter características vanguardistas, voltadas para a sustentabilidade e streetwear, bem marcantes na cena fashion londrina. Participam desde grandes grifes como Vivienne Westwood, precursora do movimento punk na moda, até marcas emergentes. Aliás, um exemplo dessa nova onda de designers é a S.S Daley, que explodiu na internet por conta da participação no figurino do clipe “Golden”, do Harry Styles e, agora, irá desfilar no TikTok Space da LFW 22.

Moda x vocabulário

Apesar da constante expansão do evento por conta da difusão na esfera digital, a informação de moda ainda não é totalmente acessível. O fato da maioria dos conteúdos serem em inglês certamente acaba dificultando a compreensão e o acesso ao conhecimento mais aprofundado da área por todos.

Leiza Oliveira, especialista em educação da Minds Idiomas, explica como a globalização contribui com essa predominância da língua inglesa na cultura que consumimos:

“Tanto na moda, quanto em outras áreas, como o cinema e a música, nós acabamos sofrendo muita influência da cultura anglo-saxônica”, afirma, em primeiro lugar. “O mundo digital é altamente globalizado, e isso pede, até no mercado de trabalho, que estejamos atualizados com esse tipo de demanda. Hoje em dia, consumir cultura está fortemente ligado ao consumo do inglês”, explica, em seguida, Leiza Oliveira, CEO da rede de escolas de inglês.

Além disso, Leiza Oliveira ainda traz quatro expressões características do jargão da moda em inglês e explica seus significados:

Ready-to-wear

Em primeiro lugar temos “ready-to-war”, traduzida, literalmente, para “pronto para vestir”. A expressão refere-se às coleções apresentadas já para serem vendidas nas lojas e boutiques em tamanhos comerciais pré-definidos, não necessitando de produção sob demanda, como é o caso da Alta Costura. Aliás, o termo também aparece com frequência em francês: prêt-à-porter.

Coolhunting

Em seguida, temos coolhunting. Um coolhunter é o profissional responsável por identificar, prever e analisar as tendências culturais que permeiam a sociedade no momento. Inclusive, muitas marcas contratam esses profissionais para trabalharem em conjunto com a equipe criativa no processo de desenvolvimento das próximas coleções.

Statement piece

Uma statement piece é usada na composição de um visual para gerar impacto. Desde peças de roupa até acessórios, elas tem como características, normalmente, cores, formatos e materiais diferenciados e marcantes.

Stylist

Por fim, temos stylist. Stylist é uma palavra que pode ser facilmente confundida com a palavra “estilista” no português. Chamamos essas expressões que, apesar de similares na grafia, possuem significados diferentes, de falsos amigos ou falsos cognatos. Dessa forma, diferente do estilista, responsável pela criação de peças e coleções, o stylist tem como objetivo criar imagens e momentos de moda, com itens pré-existentes, para seus clientes (celebridades, revistas, etc.)

Agora temos certeza de que você irá arrasar com esse vocabulário da Semana de Moda de Londres — e em muitas outras!