Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Fashion

Saiba como trazer a moda sustentável para o seu guarda-roupa

Sabia que é possível fazer a diferença para o meio ambiente através do seu guarda-roupas? Confira as dicas!

Saiba como trazer a moda sustentável para o seu guarda-roupa
Saiba como trazer a moda sustentável para o seu guarda-roupa (Foto: Reprodução/Pexels)

As tendências de moda vem e vão, e em cada ano surge uma novidade que ganha grandes proporções e faz com que os amantes da moda se atualizem. E uma das tendências que mais tem ganhado destaque no Brasil é a da moda sustentável.

O cuidado com o meio ambiente é um assunto que causa muita polêmica, já que, afinal, estamos falando do futuro do nosso planeta. Dessa forma, a moda sempre teve seu impacto no meio ambiente, mas nem sempre de uma maneira positiva. A indústria têxtil, representa o impacto entre 8 a 10% de gases que intensificam o efeito estufa, o que causa um grande problema ambiental.

Pensando nisso, a moda sustentável veio com força total nos últimos tempos e ganhou ainda mais proporção durante a pandemia. Com todos os acontecimentos no mundo, as pessoas passaram a ter, por conseguinte, mais consciência na hora de consumir. Ainda bem, né?

Além disso, essa mudança de comportamento entre os consumidores fez com que grandes marcas se adaptassem e mudassem sua forma de produção. Isso tudo, claro, com foco e dedicação nos cuidados do meio ambiente e social.

Grande parte dessas mudanças foi causada pela forma de vida minimalista, aderida por muitas pessoas nos últimos anos. Essa forma de viver, consiste em diminuir o acúmulo de objetos e bens, a fim de trazer mais liberdade e desapego.

Pessoas que aderem a forma de vida minimalista, além de contribuir para um mundo melhor, podem muito bem arrasar em looks e acessórios que se enquadram dentro do estilo de vida.

E tendo isso em vista, surge a questão: como trazer a moda sustentável para o seu guarda-roupa?

Deu aquela olhada no armário e viu que tem um monte de roupas paradas lá dentro sem uso há anos? Então relaxa, pois para tudo tem uma solução! Por isso, separamos algumas dicas de como cuidar do planeta começando pelo seu guarda-roupas.

1. Desapega aí!

Essa atitude pode contribuir e muito com o planeta e com as pessoas. Temos o costume de guardar roupas que já não usamos mais, por não servir, por ter enjoado da peça, entre outros motivos.

E mesmo com todas essas razões, não conseguimos dar um fim para essas roupas. Uma solução para quem tem essa dificuldade é pensar no próximo, pois muitas pessoas não têm condições de comprar roupas novas. Assim, a iniciativa de doar roupas usadas pode fazer toda a diferença para quem precisa.

2. Personalizar

É comum enjoarmos de algumas roupas e não conseguirmos montar um look, não é mesmo? Mas saiba que para isso também existe solução, já que as adaptações nas peças de roupas têm se tornado cada vez mais comum.

Assim, você consegue trazer mais da sua personalidade para seus looks, além de deixá-los ainda muito mais estilosos. Na internet, aliás, existem vários tutoriais de como personalizar as peças. Com a personalização você pode usar qualquer peça de roupa e transformá-la totalmente. O fato de reutilizar peças que, provavelmente iriam para o lixo, traz um impacto significativo no meio ambiente.

3. Consciência na hora de comprar

Quem nunca achou uma peça linda na vitrine e foi logo comprando, né? Essa é uma atitude comum, pois o fato de comprar por impulso nos leva a tomar decisões nem sempre corretas. E com isso o acúmulo de roupas paradas no guarda-roupa só aumenta.

Para evitar que isso aconteça, antes de comprar qualquer roupa, pare, pense e reflita: será mesmo que vai combinar com a minha personalidade e estilo? Possuo outras peças que combinam? Preciso mesmo comprar mais roupas nesse momento?

Essas reflexões vão fazer toda a diferença no planeta e no seu bolso. Isso porque, além de cuidar do meio ambiente, você não terá gastos desnecessários. Economizar o dindin também vale, hein?

4. Compre e desapegue

Uma outra forma de contribuir para uma moda mais sustentável é desfazer-se de uma peça após comprar outra. Assim, você mantém uma rotatividade em seu guarda-roupa e pode ajudar outras pessoas doando aquela peça que não vai mais fazer parte dos seus looks.

5. Brechós

Já se foi o tempo em que comprar roupas de brechós era brega. Uma das tendências que tem ganhado cada vez mais espaço entre os brasileiros é o consumo de roupas já utilizadas.

Essa atitude contribui para a moda sustentável, pois dá um fim a peças que provavelmente voltariam para a natureza e causariam grandes impactos ambientais. Além disso, essas peças são mais acessíveis por ter valor inferior a roupas compradas diretamente de lojas.

Por fim, é possível criar grandes looks com roupas de brechós. Basta ter criatividade e bom senso na hora de escolher as peças, sempre aproveitando modelos que se encaixam no seu estilo.

Gostou das dicas de como contribuir com a moda sustentável?