Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Fashion

MET Gala: como assistir, quem participará e tudo o que você precisa saber sobre o baile

Principal evento da moda acontece nesta segunda-feira (13), a partir das 18h30

MET Gala: tudo o que você precisa saber sobre o baile
MET Gala: tudo o que você precisa saber sobre o baile. (Getty Images)

Por Amanda Oestreich

Nesta segunda-feira, 13, teremos o tão aguardado MET Gala, também conhecido como o Baile do MET, principal evento do mundo da moda. As expectativas para a noite beneficente de Nova York estão crescendo desde o ano passado. Afinal, não tivemos o baile em 2020, por conta da pandemia do coronavírus.

Dessa forma, nós da Atrevida resolvemos reunir por aqui TUDO (e tudo mesmo) que você precisa saber para aproveitar esse show de moda do lado de cá da telinha. Enfim, confira:

Afinal, o que é o MET Gala?

Apelidado carinhosamente de Oscar da Moda, o MET não passa de um grande evento beneficente organizado pelo Costume Institute do Metropolitan Museum of Art. Aliás, o nome veio justamente porque MET é a expressão informal que muitos nova-iorquinos e turistas usam para se referir ao museu. Portanto, o MET Gala nada mais é do que uma noite de gala do Metropolitan Museum of Art.

Você disse baile beneficente? Sim! Essa noite é responsável pela principal arrecadação de fundos para o departamento de moda do museu de Nova York.

Dress code? Temos!

Além disso, justamente por ser 100% atrelado ao museu, o baile propõe temas para a roupa de seus convidados. Esse tema sempre condiz com uma exposição do Costume Institute, que é aberta logo após o evento.

Então, pera, Atrê, deixa eu ver se eu entendi: o MET Gala é uma festa a fantasia? Pode parecer que sim, mas não exatamente. Vamos chamar de festa dos figurinos. Afinal, essa é a noite de ouro dos principais estilistas do mundo brilharem, convidando as principais celebridades da geração para vestir um pouquinho de sua história.

Nesse sentido, muitos artistas fazem questão de ir atrás de figurinos 100% personalizados para literalmente contar uma história através de sua roupa. Arte, né, pessoal?

Qual o tema desse ano?

Como dissemos, a temática do MET está ligada à exposição que irá começar no museu. Neste ano, de forma inédita, teremos um evento que terá duas partes, uma que acontece nesta segunda, 13, e o baile de 2022, agendado para maio.

O tema geral envolve a Moda Americana, mas as duas partes terão os seus detalhes. Então, em primeiro lugar, em setembro, teremos a inauguração do “In America: A Lexicon of Fashion” (“Na América: Um Léxico da Moda”, em tradução livre), que mostrará exemplos da moda americana nos séculos XX e XXI. Posteriormente, em maio de 2022, chegará a exposição “In America: An Anthology of Fashion” (“Na América: Uma Antologia da Moda”, em tradução livre”). Dessa vez, então, ficarão expostas roupas históricas e contemporâneas.

Queríamos muito conscientemente que essa fosse uma celebração da moda americana, cuja comunidade sofreu muito durante a pandemia”, afirmou Andrew Bolton, curador do Instituto de Figurinos do MET, logo após a divulgação do tema. “Há jovens designers dos Estados Unidos na vanguarda de discussões sobre diversidade, inclusão, sustentabilidade e consciência criativa. Acho isso incrivelmente emocionante”, acrescentou, em conclusão.

Quem participa do MET Gala?

Por se tratar de um evento super exclusivo — muitas vezes considerado até o mais exclusivo do mundo — o MET Gala é aberto apenas para convidados. Este ano, a lista de nomes é ainda menor, já que, anteriormente, a organização havia revelado que fariam o novo evento mais “íntimo”, para evitar uma grande aglomeração por causa do coronavírus.

Até agora, não sabemos realmente todos os nomes que estarão no tapete vermelho, mas já temos algumas confirmações, como os anfitriões: Billie Eilish e Timothée Chalamet. A dupla foi confirmada lá em maio, junto com outros nomes, como, por exemplo, Amanda Gorman, poetisa que bombou durante a posse do presidente americano Joe Biden e que já era esperada no evento; e a tenista Naomi Osaka.

Outra aposta que se concretizou foi a presença do estilista Tom Ford, que fará parte das cadeiras honorárias do evento.

Anteriormente, tivemos a confirmação de que Camila Cabello também estará por lá. A atriz soltou o spoiler durante uma entrevista no tapete vermelho de sua première de “Cinderella”. Epa!

Agora, falando de confirmações mais recentes, temos nossa brasileiríssima Anitta, que está certamente abalando o cenário internacional. A cantora foi convidada exclusivamente por Alexandre Birman, estilista brasileiro que representa o país no evento. Tudo, né?

Outra presença histórica vai ser a de Rosé, do grupo de K-pop BLACKPINK. A cantora será a primeira artista musical coreana a comparecer no prestigioso evento. Seu convite veio através da Saint Laurent, marca da qual ela é representante. Perfeita!

Alguns nomes falados, mas ainda não confirmados no evento são: Addison Rae, que apareceu em uma suposta lista de distribuição de mesas do evento; Beyoncé, que estava na Europa, mas pode ter voltado para as terras americanas apenas para o evento; Emma Chamberlain; Jennifer Lopez; Kim Kardashian, Kris e Kendall Jenner; Lorde, que inclusive foi flagrada me bares de Nova York recentemente; Rosalía; Blake Lively; e Shawn Mendes, afinal, sua outra metade estará lá, então a chance de ele não comparecer é baixa.

Rihanna também deve estar no evento. Afinal, ela será a responsável pelo after party deste ano. Eba!

E quem NÃO vai participar?

Agora, vamos para a parte triste: quem não veremos desfilando no tapete vermelho do MET Gala 2021? Seja por falta de convite ou conflito de agenda, temos várias celebridades que já disseram que não estarão em Nova York para essa celebração à moda.

Entre a nossa lista infeliz temos: Harry Styles, que por conta de sua turnê nos Estados Unidos, estará se apresentando no Texas no mesmo horário do evento; Zendaya, que também estará ocupada durante o evento, mas por uma boa causa: a nova temporada de “Euphoria”; Kylie Jenner, que soltou a informação em seu Instagram nesta segunda, 13, sem revelar o motivo por trás; e, por fim, Dua Lipa, que também não irá porque estará gravando um filme. Uma pena!

Por onde posso assistir?

Ok, Atrê, vocês já detalharam demais o evento, mas, afinal, por onde eu posso assistir tudo isso? De maneira completamente inédita, o MET Gala 2021 será transmitido de forma 100% gratuita a partir das 18h30 (horáro de Brasília), nesta segunda-feira, 13.

Nesse sentido, você terá duas opções: acompanhar direto do site do museu, Metropolitan Museum of Arts, que fará a transmissão completa, ou, caso preferir ficar pertinho das redes sociais, entrar no Twitter da Vogue americana, que também ficará transmitindo ao vivo o baile.