Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Fashion

Inspirações da moda por trás dos figurinos de “Duna”

Estrelado pelos ícones de estilo, Zendaya e Timotheé Chalamet, o filme recém-chegado à HBO Max conta com centenas de trajes customizados para evocar o fascínio futurista da produção

Inspirações da moda por trás dos figurinos de "Duna"
Inspirações da moda por trás dos figurinos de "Duna" (Foto: Divulgação/HBO)

Líder de bilheteria ao redor do mundo e nova adição exclusiva ao catálogo da HBO Max, “Duna” é a adaptação do livro homônimo do americano Frank Herbert, considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica. E o sucesso da obra também se dá quando o assunto é moda.

Na trama, que se passa dez mil anos no futuro, a humanidade se organiza em um império espacial e há uma disputa entre três famílias pelo controle do planeta Arrakis e da única fonte de melange – especiaria que movimenta a economia desse universo. Assim, a trama pode ser voltada para guerreiros e criaturas sobre-humanas, mas “Duna” é uma superprodução de Hollywood e, como tal, digna de figurinos deslumbrantes.

Dessa forma, de modo a refletir as características dos habitantes de cada um dos planetas e evocar esse fascinante universo futurista, os figurinistas Bob Morgan e Jacqueline West, indicada a três Oscar, se uniram para criar paletas de cores dedicadas e centenas de trajes customizados, produzidos por mais de 200 profissionais.

Assim, entre os destaques do figurino estão os trajes destiladores, que na ficção transformam resíduos do suor em água filtrada. Além de terem um gás ajustável para refrigerar o corpo em movimento. Aliás, para a produção, cada um dos 250 “trajestiladores” levou mais de duas semanas para ser confeccionado sendo moldado especialmente para encaixe perfeito aos corpos de proporções distintas dos atores, como Rebecca Ferguson, Jason Momoa e Oscar Isaac.

Inspirações históricas e clássicas

Além dos complexos uniformes de ação, os amantes da moda também poderão apreciar as inspirações históricas trazidas pela dupla. Isso porque também há referências à mitologia greco-romana e da era medieval. Além, claro, de inspirações das obras do artista espanhol Goya e dos pintores italianos Giotto e Caravaggio. Assim, a moda clássica da marca de luxo Balenciaga também serviu como sutil fonte de inspiração pelos criadores. Isso porque Jacqueline West iniciou sua carreira como designer, antes de assumir o papel de figurinista. O resultado são figurinos sofisticados com estampas luxuosas, silhuetas bem definidas, ombros protuberantes, transparências e drapeados estratégicos.

Aliás, a turnê de lançamento do filme também foi um fenômeno de estilo à parte. Isso graças aos protagonistas Zendaya e Timotheé Chalamet, que têm reconhecimento por terem um charme inquestionável e olhar inovador para a moda. Em novembro, aos 25 anos, a atriz se tornou a mais jovem a ganhar o prêmio de ícone da moda do conselho americano de designers (CDFA). Aliás, essa é uma das honras de maior prestígio do mercado. Um dos looks mais impactantes da atriz ganhadora do Emmy no tapete vermelho foi um vestido Rick Owens branco de tirar o fôlego.

Por fim, “Duna” já está disponível com exclusividade na plataforma HBO Max.