Fale conosco

O que vc está procurando?

Revista Atrevida

Cinema

Tudo que você precisa saber sobre “Luca”, a nova animação da Disney

Longa animado estreia com exclusividade no Disney+ no dia 18 de junho

Tudo que você precisa saber sobre "Luca", a nova animação da Disney
Tudo que você precisa saber sobre "Luca", a nova animação da Disney. (Divulgação/Disney)

No dia 18 de junho, o público do Disney+ poderá embarcar em uma viagem pelas paisagens da Riviera Italiana com a nova animação da Disney, “Luca”. Com estreia exclusiva e de forma gratuita para assinantes da plataforma, o longa acompanha as aventuras do garoto Luca durante um verão inesquecível repleto de macarronadas, gelatos e passeios incríveis de scooter ao lado de seu novo amigo Alberto.

Entretanto, um segredo muito bem escondido ameaça a diversão: os dois são monstros marinhos de um mundo logo abaixo da superfície da água.

“Luca” é uma divertida e comovente história sobre amizade, sair da sua zona de conforto e “uma carta de amor para os verões da nossa juventude – aqueles anos de formação em que você está se descobrindo”, nas palavras do próprio diretor.

Enfim, para entrar no clima da estreia, confira algumas curiosidades dos bastidores de “Luca” e saiba quem são os personagens dessa nova aventura dos estúdios Disney:

A arte imita a vida

Surpreendentemente, os personagens principais da animação, Lucas e Alberto, são baseados no próprio diretor (Enrico Casarosa) e seu amigo de infância. Inclusive, o menino também se chamava Alberto. Além disso, o cenário litorâneo da Itália também vem de uma inspiração de infância do cineasta — ele cresceu em Gênova, cidade portuária na Riviera Italiana, onde se passa o filme.

E por falar em inspiração…

Casarosa inspirou-se, em partes, nos filmes italianos dos anos 1950, incluindo “A Estrada da Vida (La Strada)” e “A Princesa e o Plebeu (Roman Holiday)”. Aliás, pôsteres criados pela Pixar para ambos aparecem no filme. Outras fontes de inspiração incluem mitos, lendas e tradições italianas — desde contos de dragões até a história de um polvo que toca sinos que salvou uma aldeia de um grupo de piratas.

Delizioso!

Para produzir a animação, os cineastas viajaram para a Itália para pesquisar a cultura local, a arquitetura e a sensação geral do ambiente do filme. A comida certamente foi um destaque bem recebido pela pesquisa deles. Além disso, Casarosa, que é natural da Itália, até convidou os membros da equipe para jantar na casa de seus pais, em Gênova.

Ambiente realista

Afinal, quer saber de algo incrível? Todas as vozes de fundo de crianças no filme foram gravadas por crianças locais na Itália.

Dá uma olhada

Quando Luca e Giulia olham pelo telescópio, ela menciona que o objeto pertence ao “Velho Bernardi”. Essa é uma homenagem ao grande amor que Chris Bernardi, supervisor de set, tem pela astronomia e astrofotografia. Aliás, Bernardi possui nada mais, nada menos, que seis telescópios!

Fora de controle

Surpreendentemente, existem 221 e 223 controles individuais nas bocas de Luca e Alberto, respectivamente, para ajudar os animadores a criarem as expressões arredondadas na boca que usam ao longo do filme.

Visual dos personagens

Os artistas visuais de Luca deram à personagem Giulia um visual diferente, adotando uma linguagem em formas triangulares — especialmente em seu cabelo e calças. Além disso, outra curiosidade é que Luca, em sua forma de monstro marinho, tem 3.436 escamas em seu corpo.