Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Cinema

Psicológico, trash, sobrenatural e mais! Conheça os subgêneros dos filmes de terror

Sabia que dentro do gênero terror existem subgêneros, que os diferem uns dos outros? Com a estreia de “A Casa Sombria”, explicamos as diferenças entre os tipos de produções

Psicológico, trash, sobrenatural e mais! Conheça os subgêneros dos filmes de terror
Psicológico, trash, sobrenatural e mais! Conheça os subgêneros dos filmes de terror (Foto: Divulgação)

O novo filme de terror “A Casa Sombria” já está em exibição nos cinemas do Brasil. Dirigido por David Bruckner, a produção conta a história de Beth (Rebecca Hall), uma viúva que lida com a morte inesperada do marido e vive sozinha em uma casa à beira do lago que ele construiu. Quando passa a ter visões perturbadoras de uma presença na casa, a protagonista começa a vasculhar os pertences de seu marido, ansiando por respostas. O que ela descobre são segredos terríveis e um mistério que está determinada a resolver.

O filme é considerado um terror, mas também está dentro da categoria de suspense psicológico. Saiba mais sobre esse e outros dos principais gêneros do terror! Então bora conferir essa lista de arrepiar?

Terror/suspense psicológico

Ao contrário dos filmes em que o medo é causado por reações físicas de susto, repulsa, nojo ou aflição, nos filmes desse gênero, o temor é causado por um desconforto mental. Dessa forma, essas produções são mais voltadas ao suspense, e muitas brincam com a ideia do que é real e do que é “psicológico” – ou seja, algo que está acontecendo apenas na mente do personagem. É algo menos visual e explícito, porém mais sugestivo. Por isso, muitas tramas desse formato têm finais abertos e conclusões sujeitas à interpretação do público.

A Casa Sombria”, por exemplo, aborda temas de luto, depressão, autodestruição e a santidade dos relacionamentos. Bruckner descreve seu filme como “uma história misteriosa e angustiante de desvendamentos; um labirinto em que você entra por sua própria conta e risco.

Então, se você ficou curioso, estes são alguns outros títulos famosos de suspense psicológico: “Cisne Negro” (2010), “Mãe” (2017) e “Corra!” (2017).

Rebecca Hall como Beth em cena de “A Casa Sombria” (Foto: Divulgação)

Slasher

O subgênero slasher são aqueles filmes em que há um psicopata/assassino em série que perseguem um grupo de pessoas e as matam aleatoriamente. Assim, geralmente, são produções com baixo orçamento, mas, mesmo assim, algumas delas viraram clássicos do cinema, como “O Massacre Da Serra Elétrica” (1974), “Sexta-feira 13” (1980) e “Brinquedo Assassino” (1988).

Sobrenatural

O nome é praticamente autoexplicativo: esse subgênero caracteriza aqueles filmes com tramas que abordam elementos que vão além do que é natural e que não podem ser explicados, como fantasmas, demônios, assombrações e exorcismo. São exemplos famosos “O Exorcista” (1973), “Poltergeist – O Fenômeno” (1982) e muitos outros.

Kerri Russel em cena de “Espíritos Obscuros” (Foto: Divulgação)

Gore

Os filmes de terror gore são para aqueles que têm estômago! Eles incluem cenas explícitas de violência, com conteúdos perturbadores, incluindo sangue e tortura. É o caso de “Casamento Sangrento” (2019). Dessa forma, outros títulos incluem esse subgênero são: “Jogos Mortais” (2004), “O Albergue” (2005) e “Centopeia Humana” (2009).

Imagine Making a Movie Without Tape”: DP Brett Jutkiewicz on Ready or Not |  Filmmaker Magazine
Samara Weaving como a protagonista Grace, de “Casamento Sangrento” (Foto: Divulgação)

Found Footage

A ideia desse gênero – cuja tradução literal é “filmagem achada” – é passar uma ideia documental, com elementos que criam um clima realista. Assim, o filme “REC” (2007) é um ótimo exemplo. ,Dessa forma, no filme, um repórter de televisão e um cinegrafista acompanham uma equipe de emergência para um prédio escuro, ficando presos dentro de algo assustador.

REC]' (2007) vs. 'Quarantine' (2008) [Revenge of the Remakes] - Bloody  Disgusting
Cena do filme “REC”, de 2007 (Foto: Divulgação)

Trash

Por fim, nem todo filme trash está dentro do terror, mas esse subgênero se caracteriza por filmes com características bem especificas, de baixa qualidade técnica e atuações ruins. Assim, mesmo nem sempre sendo feito de forma intencional, o fato é que muitos diretores acabaram se apropriando dessa estética propositalmente. Assim, “Planeta Terror” (2007), “Arraste-me Para O Inferno” (2009) e “Sharknado” (2013) são alguns títulos de destaque do gênero.

Então, curtiram as curiosidades? 🙂