Fale conosco

O que vc está procurando?

Revista Atrevida

Cinema

Dia Mundial do Teatro: 10 peças incríveis que inspiraram filmes famosos

dia-mundial-do-teatro:-10-pecas-incriveis-que-inspiraram-filmes-famosos

Essas produções foram tão icônicas que ganharam um espaço nos telões (e telinhas) ao redor do mundo

Nesta sábado (27), comemora-se o Dia Mundial do Teatro! A data especial foi criada pelo Instituto Internacional do Teatro (IIT) no início dos anos 60 como forma de celebrar a quinta arte e difundir a importância do teatro ao redor do globo.

Como forma de homenagear esse dia tão especial para a arte, a Atrevida selecionou dez peças que foram tão icônicas que ganharam adaptações para o cinema — e que você pode assistir para comemorar essa data, mesmo em casa. Confira:

 

“A Festa de Formatura” (2020)

“A Festa de Formatura” foi adaptado da peça da Broadway, “The Prom”, de 2016, que foi indicada ao Tony Awards — premiação muito mencionada como “o Oscar do teatro”. Ambas as produções contam a história de Emma Nolan, uma adolescente lésbica que quer levar sua namorada, que ainda não se assumiu publicamente, para o baile de formatura. Entretanto, as coisas mudam quando o presidente da associação de pais e mestres cancela o evento, afirmando que todos os casais da festa precisam necessariamente ser de gêneros opostos. Então, entram em cena quatro artistas da Broadway, que viram a situação viralizar na internet e decidem ajudar Emma.

O filme está disponível na Netflix.

 

“Caminhos da Floresta” (2014)

O musical da Broadway de 1987 ganhou uma adaptação da Disney nas telonas no cinema em 2014. Nessa peça, várias histórias famosas escritas pelos Irmãos Grimm são interconectadas em um mesmo universo. Desde “Cinderella” até “João e o Pé de Feijão”, todos têm um espaço nos palcos (e nas telas) dessa produção. Entretanto, nem só de adaptações de personagens clássicos vive “Caminhos da Floresta”. O programa também conta a história original de um padeiro e sua esposa, que sonham em começar uma família juntos, mas acabam envolvendo uma bruxa que os amaldiçoa.

O filme está disponível no catálogo do Disney+.

 

“American Son” (2019)

“American Son” conta com um fato curioso que o diferencia dos outros filmes dessa lista: mesmo sendo adaptado para o cinema, o longa não alterou o elenco, ou seja, todos os atores presentes na telona se apresentaram nos palcos da Broadway com essa mesma peça, interpretando exatamente os mesmos personagens. A história é bem tensa e conta a história de Kendra Ellis-Connor, que passa uma madrugada em uma delegacia esperando notícias de seu filho de 18 anos, Jamal, que desapareceu misteriosamente. A peça trata de temas como racismo e a abordagem policial violenta contra jovens negros nos Estados Unidos.

O filme está disponível no catálogo da Netflix.

 

“Hairspray” (2007)

“Hairspray” é bem conhecido no mundo dos musicais e seu elenco na adaptação para o cinema também chamou a atenção — chegando até a ganhar uma estatueta do Critics’ Choice Awards por isso. Com participação de John Travolta, Zac Efron, Amanda Bynes e muito mais, o longa chegou aos cinemas em 2007. Passado em 1960, o longa segue a vida de Tracy Turnblad, uma adolescente é fã número um do programa de TV de dança chamado “Corny Collins Show”. Em um dia nada esperado, um dos participantes acaba saindo do elenco e eles abrem um processo seletivo. Tracy acaba sendo aceita e reflete sobre a discriminação racial dentro do seu programa favorito.

O filme está disponível na HBO GO e no iTunes.

 

“Grease: Nos Tempos da Brilhantina” (1978)

Outro que dispensa apresentações é “Grease”, que até teve músicas da trilha sonora viralizando no TikTok recentemente. A peça que originou o filme tão famoso é de 1971 e se passa em 1950, homenageando os “greasers”, uma subcultura famosa entre jovens da época. O longa conta a história de Danny Zuko e Sandy Olsson, dois adolescentes que se apaixonam durante as férias de verão e acabam descobrindo que vão frequentar a mesma escola: a Rydell High. Entretanto, os dois são de grupos muito diferentes. Enquanto a Sandy é amiga das meninas do Pink Ladies, o Danny é um greaser rebelde.

“Grease” está disponível no catálogo do Amazon Prime Video.

 

“Mamma Mia!” (2008)

Mais um entre os clássicos do cinema e do teatro. A peça de “Mamma Mia!” foi baseada inicialmente nas músicas do grupo musical ABBA e foi apresentada pela primeira vez em 1999. O sucesso foi tanto que chegou no Brasil e acabou sendo apresentado em São Paulo em 2010. A produção conta a história de Sophie e sua mãe Donna, que trabalha em um hotel na Grécia. A jovem nunca conheceu o seu pai e, depois de achar um diário antigo da mãe, acaba descobrindo que ela se relacionou com três homens diferentes meses antes de Sophie nascer, podendo indicar que um deles pode ser seu pai biológico. Então, a jovem, que está prestes a casar, resolve convidar Sam, Bill e Harry para a cerimônia de casamento, para poder realizar seu sonho de ser levada ao altar por seu pai.

“Mamma Mia!” está disponível no catálogo da HBO GO e no Google Play e sua continuação “Mamma Mia”: Lá Vamos Nós de Novo” está no Netflix.

 

“Dois Papas” (2019)

Isso pode surpreender muitos, mas o famoso filme, que foi indicado ao Globo de Ouro e ao Oscar, em 2020, foi na verdade baseado na peça teatral de Anthony McCarten, chamada “The Pope” (“O Papa”, em tradução livre). A adaptação para a Netflix mostra interações fictícias entre o papa Bento 16 e o cardeal Jorge Mario Bergoglio, que agora é o papa Francisco. A história em si é baseada em fatos reais, mas as cenas do filme tem toques de ficção ao longo da produção, já que os dois nunca chegaram a se encontrar para discutir a renúncia e nem sua sucessão.

O filme está disponível no catálogo da Netflix.

 

“Os Miseráveis” (2012)

Um clássico da literatura e do teatro, “Os Miseráveis” já teve várias adaptações para o cinema e até chegou a ter um documentário francês de mesmo nome, inspirado na temática da peça. O filme de 2012, que é o que recomendamos, se passa na França pós-Revolução e segue a vida de Jean Valjean, também conhecido como Prisioneiro 24601, que é solto da prisão e decide ir atrás de uma nova vida.

“Os Miseráveis” está disponível na Amazon Prime Video e sua série adaptada, de mesmo título, também.

 

“Hamilton” (2020)

“Hamilton” não só inspirou um filme como realmente é o musical em versão de cinema. Isso porque o longa foi realmente gravado nos palcos originais, simulando a apresentação real da peça, com dois atos separados. O roteiro foi escrito pelo ator Lin-Manuel Miranda, que também é o produtor do filme, e é baseado na biografia de Alexander Hamilton, um político americano, imigrante da ilha de Névis, no Caribe. Na primeira parte da peça, vemos a chegada do político a Nova York e sua participação na Revolução Americana. Enquanto no segundo ato vemos suas aventuras pelos Estados Unidos, agora independente.

A peça gravada está disponível no catálogo do Disney+.

 

“O Auto da Compadecida” (2000)

Para finalizar, escolhemos uma peça 100% brasileira que é um clássico. O livro de Ariano Suassuna foi lançado em 1955 e a primeira encenação da produção foi feita no ano seguinte. “O Auto da Compadecida” segue os amigos João Grilo e Chicó, nascidos no sertão da Paraíba, que precisam preparar peças e golpes nos moradores da região — incluindo um famoso cangaceiro — como forma de arranjar dinheiro para conseguir sobreviver. Entretanto, para mudar a vida dos dois, só se Nossa Senhora aparecesse na terra.

O filme está disponível no catálogo do Globoplay.