O nome de Leo Picon ficou entre os mais comentados neste sábado (10) nas redes sociais. Tudo porque, mais uma vez, ele se envolveu em uma polêmica. O influenciador respondeu uma pergunta recebida no Instagram, onde um internauta queria saber se ele já havia ficado com um homem. Ele respondeu que “sim”, mas na realidade estava falando sobre uma mulher trans.
A resposta de Leo Picon veio recheada de comentários considerados transfóbicos. “Em 2015, beijei um homem em Madrid. Estava com Gil Cebola, Jota Amâncio, Alvaro Costa e Neymar pai”, começou dizendo sobre a sua experiência com uma mulher trans, que aconteceu na Espanha.
“Aí eu beijei o transexual mais famoso da Espanha numa balada sem saber que era um trans. Aí me contaram e eu fiquei triste por ter sido enganado. Mas foi legal. Valeu a pena, Recomendo”, disse Leo.
Depois de receber diversas críticas, Leo Picon deletou a publicação. No entanto, já estavam rolando prints do post no Twitter, e o nome dele está entre os mais comentados do dia na rede social.
É realmente preciso uma auto estima gigantesca para achar que a existência de uma mulher trans é para “enganar” vc @LeoPicon ou alguém
A bolha de privilégios é tão absurda que o cara realmente achou ok responder isso nos stories
É sumo do senso comum tanto tentamos combater pic.twitter.com/p5LPugFCef— BryannaNasck (@BryannaNasck) April 10, 2021
Revolta na comunidade trans
Após a repercussão do assunto, a youtuber Mandy Candy, que é uma mulher trans, resolveu se posicionar sobre o comentário de Leo Picon e explicou que pessoas trans não têm a obrigação de explicar o que é transfobia. Ela argumentou que Leo é uma pessoa com condições de conseguir aprender por meio de pesquisas.
“Se tu tem acesso a informação, usa internet todo dia, não tem desculpa para ser TRANSFÓBICO“, disse. “Esses guris passam o dia na internet, tem condição financeira, tem estudo e vem dizer que não sabia que tal comentário é transfóbico?”, escreveu Mandy.
Se tu tem acesso a informação, usa internet todo dia, não tem desculpa para ser TRANSFÓBICO.
"tem que me ensinar" AH ME POUPE! Esses guris passam o dia na internet, tem condição financeira, tem estudo e vem dizer que não sabia que tal comentário é transfóbico?— Mandy Candy 🦙 (@MandyCandy) April 10, 2021
Modelo trans
Aline Durso, ativista trans, também comentou sobre o caso. Ela reforçou que a mulher trans com quem Leo Picon se relacionou na Espanha é uma figura importante para o movimento trans.
“Essa é Angela Ponce, a possível trans mencionada por Leo Picon, que ele beijou e ficou “triste” pois foi “enganado””, escreveu. “Conhecida no mundo inteiro, Angela Ponce foi a primeira mulher trans a participar do miss universo”.
essa é Angela Ponce, a possível trans mencionada por leo picon, que ele beijou e ficou “triste” pois foi “enganado”.
conhecida no mundo inteiro, Angela ponce foi a primeira mulher trans a participar do miss universo(2018)
ela que tem que ficar triste por ter beijado um who pic.twitter.com/Ya99QTEINC— 🏳️⚧️diário de umA travesti (@alinadurso) April 10, 2021