Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Celebridades

Gu Paz faz live sobre saúde mental no isolamento social

O influencer convidou a psicologa Alessandra Ludwig para falar sobre esse assunto muito importante

Gu Paz faz live sobre saúde mental no isolamento social
Gu Paz faz live sobre saúde mental no isolamento social (Divulgação/StarHub)

Gu Paz resolveu fazer uma live sobre saúde mental no isolamento, depois de perceber que recebia muitas mensagens dos seus fãs – em sua maioria desabafos. Então, resolveu convidar a psicóloga Alessandra Ludwig para conversar.

O influenciador, recebeu comentários negativos a respeito de sua postura em relação a um tema sério como este. Então, na live do dia 11 de abril, abordou temas importantes sobre saúde mental, depressão, ansiedade e solidão sob a ótica de uma pessoa especializada no assunto como a Alessandra.

“No começo eu senti muito essa coisa de solidão. Eu ficava sozinho em casa, longe dos meus amigos, tive muita dificuldade para começar a puxar assunto com as pessoas, de socializar. Eu pensei, também, que esse momento seria um período de férias, mas a vida não parou. Então o jeito foi se readaptar a essa rotina normal e continuar vivendo”, destaca o influenciador. 

Ficar atento ao que se está sentindo é importante para você e para o outro

Episódios de tristeza, solidão ou ansiedade persistentes dizem muito sobre a saúde mental do indivíduo. Portanto, leve a sério porque nem todos vão saber lidar da mesma forma com os sentimentos.

“Cada pessoa vai encarar o momento de uma forma. Algumas conseguirão se manter bem durante esse período, mas outras podem ficar bastante afetadas. A atenção a esses sintomas, para si e para o outro, já é um bom motivo para simplesmente ter uma conversa, e perguntar ‘como foi o seu dia? Como você está?’, isso já ajuda bastante, em um primeiro momento.”, explica a psicóloga Alessandra Ludwig. 

Gu Paz também enxerga problema nas brincadeiras feitas em redes sociais que ironizam sintomas mais severos da depressão. “As pessoas dizem coisas que parecem ser uma brincadeira, falam que querem morrer, mas isso é um sinal e os amigos dessa pessoa devem ficar atentos, porque indica muita coisa”, declara.

Apoio é fundamental, mas a presença dos especialistas faz a diferença

A saúde mental é uma questão que deve ser levada a sério, e por mais que os conselhos sejam repletos de boas intenções, o ideal é buscar ajuda com um especialista. “Há muitos canais que auxiliam as pessoas pela internet e um deles é o Centro de Valorização da Vida. É só entrar em contato pelo telefone ou via chat e um voluntário qualificado será capaz de prestar um auxílio paliativo a pessoa naquele momento. Os sentimentos existem para servir de alerta para muitas coisas e estarão com a gente para o resto da vida, então é importante que saibamos lidar bem com eles em todos os momentos da nossa vida, sempre que possível.”, declara a psicóloga. 

Expor os sentimentos é importante, e fazer isso com responsabilidade e de forma empática é a melhor maneira de conseguir superar esse momento difícil. A ajuda dos amigos e familiares é fundamental. Mas não se esqueça, em alguns casos somente um especialista será capaz de prestar o auxílio adequado para cada situação.

Confira a live completa de Gu Paz sobre saúde mental: