Fale conosco

O que vc está procurando?

Revista Atrevida

Celebridades

Atriz Fernanda Concon fala sem tabu sobre saúde íntima feminina

Influencer participou de um encontro virtual para falar sobre menstruação e ciclos

Atriz Fernanda Concon fala sem tabu sobre saúde íntima feminina
Atriz Fernanda Concon fala sem tabu sobre saúde íntima feminina. (Reprodução/Instagram)

Ao lado da atriz Fernanda Concon, da modelo e maquiadora Bia Gremion e da cantora Mc Tha, a ginecologista e obstetra Rebeca Gerhardt esclareceu dúvidas, deu dicas e desmistificou vários estigmas que certamente rondam o tema saúde íntima. Afinal, o evento que reuniu essas estrelas foi uma live na Casa do Novo Ciclo, promovida por Intimus.

Em primeiro lugar, Fernanda Concon dividiu suas experiências com a saúde íntima e sua menstruação de forma espontânea. “Antes eu tinha vergonha de comprar absorvente, tirava escondido da bolsa quando tinha de fazer a troca… Agora é super tranquilo”, relatou, a princípio.

Posteriormente, Mc Tha também entrou na onda do papo e falou mais sobre sua experiência com a menstruação no passado. “Fiquei envergonhada quando menstruei pela primeira vez. Minha mãe, provavelmente por não ter sido ensinada, também não soube ensinar. Felizmente as coisas estão mudando e hoje eu trato o assunto com bastante naturalidade”, relatou. 

Em seguida, Bia Gremion levantou a questão de padrões de beleza, que envolvem até a vulva. “O caminho é ultrapassar a barreira da vergonha, buscar o autoconhecimento e abraçar nossas características”, recomendou.  

Opiniões de uma especialista

Por fim, a ginecologista Rebeca Gerhardt aproveitou o encontro, com a audiência de vozes influentes na internet, para compartilhar dicas de saúde feminina: 

  • Procure um ginecologista assim que começar a menstruar. Não tenha vergonha e tire todas as suas dúvidas com essa fonte confiável;
  • Conheça seu corpo. Use um espelhinho para enxergar a região da vulva, entender seu formato, textura, volume de pelos. É o primeiro passo para a autoaceitação;
  • Além disso, procure dormir alguns dias sem calcinha, para deixar a região íntima “respirar”;
  • A higienização íntima, após o xixi, deve ser feita de frente para trás;
  • Se já estiver em idade de ter relações sexuais, procure urinar após o ato;
  • Atenção às trocas de absorvente no período menstrual: não deixe chegar ao ponto do desconforto;
  • Faça um calendário menstrual, anotando a intensidade do fluxo, quantos dias dura a menstruação, o intervalo de trocas de absorvente. Essas informações são importantes para serem compartilhadas com seu médico.