Desde o início de seu mandato em janeiro de 2019, o presidente Jair Bolsonaro e o então ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, vêm dando provas frequentes de negligência (e de outros interesses) em relação às medidas de preservação da floresta Amazônica. Mas Anitta e Mark Ruffalo, ator conhecido pelo papel de Hulk nos longas da Marvel, resolveram se posicionar contra isso.
E nesta segunda-feira, 12, os artistas foram ao Twitter pedir por uma intervenção de Joe Biden, atual presidente dos Estados Unidos, a favor da Amazônia.
Na publicação há ainda um vídeo-manifesto, assinado por quase duas centenas de organizações brasileiras. A mensagem central é para que Biden não negocie acordos climáticos privadamente com Bolsonaro. E sim, que escute os brasileiros e os povos indígenas da região.
“Biden, suas escolhas são Amazônia ou Bolsonaro. Ouça os povos originários e faça a escolha certa para a população brasileira e a Terra”, escreveu Ruffalo na legenda da publicação. Confira:
Watch this from @ApibOficial. @JoeBiden, your choices are #AmazonOrBolsonaro. Listen to the First Peoples and make the right choice for the people of Brazil and for our Earth. @ClimateEnvoy pic.twitter.com/a9DUHG4sND— Mark Ruffalo (@MarkRuffalo) April 12, 2021
Outros artistas como Gregório Duvivier, Felipe Neto e Caetano Veloso se destacam em apoio à campanha também.
Vale lembrar que a floresta Amazônica além de representar um terço das florestas tropicais do mundo, ela contém também a maior biodiversidade do planeta. Por isso se dá a extrema importância de sua preservação por todos.
