Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Beleza

Saiba qual seu tipo de cabelo cacheado e descubra como cuidar dele

A tricologista Viviane Coutinho explica que os cabelos cacheados têm diferentes tipos de curvatura

Saiba qual seu tipo de cabelo cacheado e descubra como cuidar dele
Saiba qual seu tipo de cabelo cacheado e descubra como cuidar dele (Foto: Reprodução/Pexels)

Sabia que os cabelos cacheados têm diferentes graus de curvatura, que podem definir os diversos tipos de cachos? Dessa forma, a tricologista Viviane Coutinho destaca três desses tipos de cabelo: os cachos soltos, os fechados e os muito fechados.

Os cachos soltos são aqueles naturalmente mais largos e regulares, bem formados e redondos, e geralmente são finos. Já os cachos fechados se caracterizam por serem estreitos e bem formados, mais fechados que os cachos soltos e mais grossos, tendendo a ficar armado”, explica ela. 

Assim, a especialista capilar completa a explicação com o tipo de cacho muito fechado, que tende a ser o mais padronizado.

Existe também o tipo de cacho muito fechado, esse é estreito, tendendo a ficarem grudados uns nos outros, porém apresentam um padrão bem definido”, complementa.

A tricologista conta que pelo fato de cabelos cacheados geralmente possuírem menos oleosidade, é importante se atentar aos cuidados com os fios.

Os cabelos cacheados formam cachos bem definidos ao longo dos fios, dessa forma, dificilmente ele será oleoso, pois o formato impede que a oleosidade produzida na raiz chegue até as pontas. Consequentemente, os cabelos ficam mais secos, frágeis e arrepiados, exigindo maiores cuidados”, conta Viviane.

Cuidados especiais

Além de explicar sobre as diferenças entre cada tipo de cacho, a profissional ainda ressalta que existe uma forma correta para cuidar de cada cabelo. E isso, claro, respeitando o formato do cacheado, a textura e espessura.

Muitas vezes, a mudança de sua natureza original são comprometidas por conta das condições de nutrição que influenciam na composição proteica do cabelo, provocando diminuição no diâmetro das fibras, perda de pigmentação, brilho, força, comprimento e número de fios. Dessa forma, alguns cuidados para os fios são: a lubrificação dos fios com produtos de qualidade, e a realização de um detox para remover a oleosidade presente no couro cabeludo”, esclarece ela.

Por fim, Viviane Coutinho conta que é essencial fazer um cronograma capilar para tratar os fios. No entanto, os cuidados com um profissional são essenciais, pois estes farão uma análise específica do seu tipo de cabelo. Além disso, eles ainda poderão implantar um protocolo especial voltado para os seus cachos, com tratamentos de reposição e limpeza do couro cabeludo.

Então, curtiram essas dicas? 🙂