Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Beleza

Mitos e verdades sobre os cuidados com o cabelo cacheado

Com essas 12 curiosidades, saiba tudo sobre os fios cacheados!

Mitos e verdades sobre os cuidados com o cabelo cacheado
Mitos e verdades sobre os cuidados com o cabelo cacheado (Foto: Reprodução/Pexels)

Em um momento em que muitas mulheres resolveram assumir seus cachos, surgem dúvidas sobre como tratar corretamente os cabelos com essa curvatura. O que, de fato, se pode ou não fazer nos fios? Qual é a melhor forma, por exemplo, de cortar?

Para esclarecer o assunto, a cabeleireira Bianca Hulmann preparou uma lista com os 12 principais mitos e verdades sobre cabelos cacheados. Então bora conferir?

Cabelo cacheado demora mais para crescer?

Mito – Muitas mulheres pensam que o cabelo crescia muito mais rápido quando era alisado, mas isso porque o cabelo cacheado tem o fator encolhimento, então isso é um mito! O cabelo continua crescendo igual

Usar toalha comum causa frizz?

Verdade – Sim, causa mais frizz pelo atrito do tecido com os fios! O ideal é usar uma toalha de algodão ou até mesmo papel toalha de limpeza, que também pode ser reciclado e usado novamente.

Não pode lavar o cabelo todos os dias?

Mito – Pode lavar sim! desde que você tenha uma rotina de cuidados, use produtos de boa qualidade e faça o uso da rotina low poo, pode lavar todos os dias! Melhor lavar diariamente do que revitalizar os fios, não é mesmo?

Só pode pentear o cabelo molhado?

Verdade! O cabelo deve sempre ser penteado no banho, com condicionador ou máscara, sempre começando as pontas, meio e depois raiz. Nunca seco, pois poderá quebrar os fios!

O cabelo cacheado só pode cortar a seco?

Mito – Nada disso! O cabeleireiro que irá analisar individualmente cada cabelo e decidir se irá cortar seco ou molhado. O corte a seco é muito indicado principalmente para quem tem mais de uma textura dos fios, mas não é regra, pode cortar molhado sim, desde que tenha as técnicas.

A chapinha e a escova podem modificar os cachos permanentemente?

Verdade – Mesmo o cabelo sendo 100% natural pode ocorrer um alisamento mecânico pelo calor da escova/chapinha, por isso é preciso ter muito cuidado, principalmente ao escovar os cabelos em salões que utilizam a mesma escova em cabelos com química.

O cabelo cacheado só pode cortar reto?

Mito – Já escutou isso em algum salão? Pois saiba que não é verdade! O cabelo cacheado cortado reto tende a ficar com formato pirâmide, o que não é muito usado, então para obter um volume distribuído, deve ser cortado em camadas.

Dormir com touca ou fronha de cetim ajuda no dia seguinte?

Verdade – Ajuda muito! Durante a noite costumamos nos mexer muito, esse atrito do cabelo com a fronha comum causa muito frizz, então o ideal é prender o cabelo com um coque alto e usar a touca ou fronha de cetim, e se usar os dois ainda é perfeito!

O cabelo cacheado dá mais trabalho que cabelo liso?

Mito – Para manter o cabelo saudável, independente da curvatura, precisa de cuidados. Então esse é mais um mito! O cabelo cacheado, por não passar por um processo de escova/chapinha, pode ter frizz, mas isso não significa que o cabelo não está saudável, definitivamente o cabelo cacheado não dá mais trabalho! Aliás, já sentiu a liberdade de tomar chuva sem se preocupar com a chapinha?

Os cabelos cacheados são mais ressecados?

Verdade – Infelizmente sim! Quanto menor a curvatura, maior o ressecamento. Isso porque o couro cabelo produz a oleosidade, mas ela não consegue chegar ao comprimento e pontas como o cabelo liso. Por isso muita nutrição e hidratação nesse cabelo!

O cabelo cacheado está na moda?

Mito – Cada vez mais as mulheres estão assumindo sua beleza natural e assumindo seu cabelo cacheado,. Assim, não é moda, e sim aceitação e libertação, que por muito tempo foi tratado como um cabelo desarrumado.

Não pode misturar produto low poo com produto comum?

Verdade – Quando você segue a rotina low poo, que é usar os produtos sem sulfato, sem parafina, parabenos, petrolados (que são ativos prejudiciais para o cabelo, que agem como maquiagem) e você mistura com os produtos que possuem esses ingredientes na composição, o cabelo fica pesado, opaco e não tem um efeito positivo, já que o shampoo sem sulfato (low poo) não consegue retirar esses ingredientes que acabam impermeabilizando os fios.