Fale conosco

O que vc está procurando?

Revista Atrevida

Beleza

Manchas e cicatrizes de acne: entenda o que fazer para evitar!

manchas-e-cicatrizes-de-acne:-entenda-o-que-fazer-para-evitar!

Dermatologista Luciana Vilas e blogueira @dicas.de.acne debateram sobre soluções para a condição

Quem nunca foi assombrado pela boa e velha acne? O primeiro fantasma das peles foi o tema central de uma conversa, que rolou nesta quinta-feira (18). Carla Menna, dona do canal @dicas.de.acne falou com a dermatologista Luciana Villas sobre sua experiência,  soluções e trilhas de tratamentos para as famosas manchas deixadas pelas espinhas.. 

Eu comecei a ter acne desde a adolescência. Então, na minha primeira espinha eu era muito novinha e começou”, revelou Carla. “No meio caso, infelizmente não deram certo os tratamentos convencionais. Fiz com antibiótico, pílula, enfim, vários ácidos, e comecei a ficar desesperada. Eu sei que tem alguns casos que a pessoa consegue reverter com esses tratamentos, mas, no meu caso, com a minha pele, só a mudança de hábitos mesmo eu consegui resolver”, completou a blogueira.

A dermatologista relatou que os tratamentos convencionais acabam resolvendo a acne leve, mas, nos casos mais fortes, apenas mudando o estilo de vida. “Se você não abrir mão de todos os estilos, porque você tem que mudar muita coisa, você tem que mudar alimentação, fazer exercícios físicos, é muita coisa que você precisa fazer”, relatou Luciana.

+++LEIA MAIS: O Outono está chegando! Confira os principais tratamentos indicados para a pele na estação

Sobre as manchas na pele deixadas pela condição e as espinhas ainda existentes no rosto, a especialista enfatizou que não se deve mexer — ou seja, espremer — os machucados. “Se você ficar manipulando, você pode infeccionar mais. Você pode fazer com que os pigmentos aprofundem”, explicou Luciana

Em relação a cicatrizes já existentes, a médica explicou que não existe uma fórmula mágica e que é necessário analisar caso a caso para chegar em uma solução final, mas o indicado é tratar assim que surgir a acne ou o mais rápido possível, para evitar futuros incômodos. “Para a cicatriz de acne, a gente tem muita coisa que pode ser feita. A manipulação é o mais importante para evitar a cicatriz e a mancha”, explicou. “Se você tem um pai ou uma mãe que tiveram cicatrizes de acne, tem que ficar olhando, porque quando começar a sua acne, você já tem que tratar, porque a chance de que você tenha e desenvolva cicatrizes é muito grande”, detalhou a doutora.

Ficou curioso? Veja a live completa:

 

+++LEIA MAIS: Cuidados com a pele: 9 produtos para usar no dia a dia

Com o intuito de ajudar as pessoas (adolescentes e adultos com acne) que passam por uma jornada intensa contra esse problema, Carla Menna criou uma página específica sobre o assunto, há pouco mais de um ano. Trazer esclarecimentos, ao vivo, para o seu público também será foco dessa conversa com a especialista médica.

Dra. Luciana Villas Boas, atua em seus 23 anos de consultório como  especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A médica possui pós-graduação em Medicina Estética, Nutrologia e Epigenética.