Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Beleza

Hidratação no cabelo: entenda os benefícios do tratamento

Profissional explica a importância do tratamento e como identificar o que seus cabelos precisam

Hidratação no cabelo: entenda os benefícios do tratamento
Hidratação no cabelo: entenda os benefícios do tratamento. (Reprodução/Unsplash)

A hidratação dos cabelos é um processo de tratamento essencial para manter os fios saudáveis e também conservar químicas por mais tempo nos fios.

A cabeleireira Manu Sousa explica que o tratamento de hidratação deve ser feito pelo menos uma vez por semana. Além disso, ela conta como identificar se os fios precisam ser hidratados.

“Os cabelos que estão precisando de hidratação são aqueles com danos diários, muitas vezes sem brilhos ou ásperos. Além disso, o tratamento é essencial para aqueles fios que utilizam muitas ferramentas térmicas, como chapinha, secador,  babyliss, entre outras”, conta.

Como escolher o produto ideal?

Manu Sousa detalha ainda como deve ser feita a escolha da máscara de hidratação correta para cada tipo de cabelo.

“Primeiramente é importante fazer uma análise dos fios, se possível com um profissional de cabelos, para entender do que realmente seu cabelo precisa. Também é fundamental sempre procurar ler os rótulos de todos os produtos.  Vale lembrar que todo cabelo necessita de hidratação,  a busca é a quantidade de vezes que irá fazer na sua semana ou mês”, relata ela.

Passo a passo da hidratação

A profissional destaca o passo a passo de como a máscara deve ser aplicada, e conta que após o processo é necessário o uso do condicionador.

“Para aplicação, é importante lavar o cabelo de preferência com um shampoo da mesma linha que a máscara, e aplicar uma quantidade por todo o couro cabeludo,  não há necessidade de aplicação em comprimento e ponta, o próprio aplicado nas raízes fará a limpeza do restante. Massagear,  fazer a higienização de costume,  de preferência fazer essa lavagem duas vezes. Sentindo que o cabelo está bem higienizado, retirar bem o excesso da água e começar a aplicação da máscara.

“Em primeiro lugar, pegue uma quantidade do produto. Então, dependendo da quantidade e textura do seu cabelo, separe o cabelo em duas ou mais partes e aplique no comprimento e ponta, alinhando o produto ao fio. Em seguida, espalhe com um pente ou escova de preferência. Deixe agir de acordo como está no rótulo do produto,  normalmente de 5 a 10 min o tempo de pausa, isso quando você finaliza todo o cabelo. Por fim, enxágue o cabelo retirando todo o produto, até sentir que não há mais nada. Pronto, finalize com um uso de condicionador”, esclarece Manu.

Aliás, a profissional enfatiza o cuidado com os excessos de produtos no cabelo, e a atenção em nunca aplicar no couro cabeludo, pois o próprio alinhamento com o pentes ou escova, vai levar produto as raízes do cabelo. Hoje a tecnologia dos produtos estão muito avançados,  tendo produtos de aplicação com efeito rápido,  instantâneo,  indicado para quem está sempre na correria, pois é melhor que não fazer nada.

E depois?

Por fim, a profissional sugere fazer um estudo do que seu cabelo esteja precisando realmente, e se possível fazer um cronograma capilar respeitando as necessidades do seu cabelo. Ela ainda indica ir sempre alternando marcas de produtos.

“É interessante não permanecer apenas em uma marca de produto.  Hoje temos uma gama de marcas que podem te ajudar, tanto no resultado quanto no que cabe ao seu bolso. E às vezes mesmo que o cabelo de alguém seja muito parecido com o seu, não quer dizer que o mesmo produto se adapte da mesma forma, pois sua necessidade possa ser outra”, finaliza Manu Sousa.