Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Beleza

Especialista dá dicas sobre cuidados fundamentais com os cabelos durante os exercícios físicos

Cabeleireira ensina como não agredir os fios e evitar problemas

Especialista dá dicas sobre cuidados fundamentais com os cabelos durante os exercícios físicos
Especialista dá dicas sobre cuidados fundamentais com os cabelos durante os exercícios físicos. (Reprodução/Pexels)

Os exercícios físicos são fundamentais para promover saúde e bem-estar ao corpo, sendo o caminho eficaz para evitar o sedentarismo. No entanto, muita gente esquece de cuidar dos cabelos durante o treino e isso pode acarretar diversos problemas no couro cabeludo e na fibra capilar.

A cabeleireira Janny Mota deu dicas para manter os fios saudáveis e protegidos mesmo ao praticar exercícios físicos. Enfim, confira:

1. Caso transpire muito, prenda os fios sem tensioná-los 

Faça uma trança simples, prenda em um rabo de cavalo ou coque.

“Além de evitar o contato dos fios com o corpo suado, também é uma opção mais segura, pois com os cabelos presos, não há o risco das mechas se enroscarem em algum aparelho ou equipamento de ginástica, assim como tranças leves”, comenta.

Evitar a tração dos fios é importante para a saúde capilar. Portanto, a profissional não recomenda penteados muito repuxados, pois podem gerar problemas como a alopecia — que são as falhas no couro cabeludo. O mesmo vale para as pessoas que usam extensões capilares.

2. Aplique produtos com proteção

Ao praticar treinos na piscina, no mar e ao ar livre, é essencial aplicar produtos que protejam os fios de possíveis danos, como os leave-ins que são antitérmicos. Eles criam uma película protetora, selando os fios. Assim, isso reflete os raios do sol, impedindo que a luz extraia a umidade natural do cabelo.

3. Use chapéus e bonés 

Caso haja exposição ao sol, também é essencial usar um chapéu durante o exercício. O que não faltam no mercado são opções, inclusive, adequadas para a prática de exercícios, com maior ventilação.

4. Higienize o couro cabeludo

Deve-se higienizar o couro cabeludo depois de cada treino — e isso vale para quem malha diariamente.

Segundo Janny, não basta apenas usar o secador: “As impurezas irão continuar ali, mesmo secando. Então é extremamente importante a higienização. Caso não queira lavar todos os dias, uma opção é o shampoo à seco”, explicou.

5. Mantenha um cronograma capilar de tratamentos

Quem faz exercícios todos os dias, e, por consequência, lava os fios diariamente, pode sentir que os fios estão mais ressecados. Mas o problema não é o aparente excesso de limpeza.
 Segundo a profissional, o motivo é o mau uso dos cosméticos de sua rotina capilar. Por isso, é importante seguir os tratamentos semanais de nutrição, hidratação e reconstrução.