Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Beleza

Desodorante sem alumínio e parabenos: saiba como fazer cosmético menos agressivo para a pele

Especialista Karla Lessa aponta como driblar o mau odor nas axilas com desodorantes naturais

Desodorante sem alumínio e parabenos: saiba como fazer cosmético menos agressivo para a pele
Desodorante sem alumínio e parabenos: saiba como fazer cosmético menos agressivo para a pele (Canva Images)

Como se sabe, o desodorante é um produto conhecido por seu combate à transpiração e ao mau cheiro em determinadas partes do corpo, como as axilas. Para garantir eficácia, a maior parte desses cosméticos possui substâncias como sais de alumínio e parabenos, mas existem alguns estudos que estão avaliando os efeitos negativos desses componentes no nosso organismo.

“O odor corporal é resultado da mistura de bactérias da pele com o suor. Os antitranspirantes inibem essa função do corpo utilizando diversos ingredientes ativos”, explica a médica pós-graduada em Dermatologia Clínica e Cirúrgica Karla Lessa.

“Ao entrar em contato com a pele, os sais de alumínio se dissolvem e se transformam em um gel. Ele atua como uma película protetora na superfície, controlando a liberação do suor ao longo do dia.” 

Nesse contexto, o desodorante sem alumínios e parabenos se apresentam como uma boa alternativa para evitar o contato com itens que, em excesso, podem ser nocivos para a pele.

“Os desodorantes livres de alumínio e parabenos também levam em sua composição ativos antissépticos, que têm ação antimicrobiana e controlam as bactérias responsáveis pelo cheiro das axilas. Um exemplo é o bicarbonato de sódio. Porém, eles não reduzem a produção de suor”, pontua. 

De qualquer forma, a médica garante que não é preciso ter medo de transpirar, pois é um mecanismo natural e saudável para regular a temperatura interna do organismo. 

“A transpiração ocorre por meio da ação das milhares de glândulas sudoríparas espalhadas pela derme. Uma das principais funções é regular a temperatura, mantendo-a por volta de 36,5°C”, destaca.

Ela ensina como fazer um desodorante sem alumínio e sem parabenos: 

Ingredientes

1 frasco de leite de magnésia

1 frasco para colocar o produto

4 gotas de óleo essencial 

Como fazer:

Dentro do leite, coloque quatro gotas do óleo essencial. Misture os ingredientes, coloque no frasco e está pronto.

Rendimento 2 frascos do tipo roll-on.