Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Beleza

Danos térmicos: Conheça os problemas que altas temperaturas causam ao cabelo

A tricologista Viviane Coutinho explica como o uso de secadores e chapinhas podem danificar a saúde dos fios

Danos térmicos: Conheça os problemas que altas temperaturas causam ao cabelo
Danos térmicos: Conheça os problemas que altas temperaturas causam ao cabelo. (Reprodução/Unsplash)

As fontes de calor nem sempre são aliadas dos cabelos, principalmente no quesito saúde. As altas temperaturas podem ocasionar diversos danos térmicos aos fios e ao couro cabeludo, por isso a importância da proteção térmica.

A tricologista e membro docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), Viviane Coutinho, detalha alguns danos que o uso de equipamentos como secador, chapinha e babyliss podem ocasionar.

“O cabelo pode ter diversos tipos de danos por conta da exposição ao calor intenso, como os problemas de tricorrexe nodosa, bubble hair e tricoptilose. Quando identificados casos como esses, os cabelos danificados precisam ser tratados para sanar aqueles danos reversíveis”, conta ela.

Viviane explica ainda o que são cada um desses problemas que cita. “Há danos térmicos que podem ser tratados, porém existem os problemas irreversíveis. Quando não há uma proteção térmica adequada, as madeixas ficam expostas e pode surgir o chamado ‘bubble hair’, que são bolhas de ar formadas nas hastes dos cabelos. Já a tricorrexe nodosa  são micros nódulos que se formam nas hastes pilosas, ocasionando a ruptura total ou parcial dos fios. Outro problema ainda é a tricoptilose, as chamadas ‘pontas duplas’, quando as pontas do cabelo podem partir, originando uma ponta dupla, tripla ou quádrupla”, completa Viviane. 

Que cuidados posso tomar?

A tricologista conta sobre os cuidados térmicos na hora de preparar os cabelos para receber fontes de calor. Além disso, ela detalhou como podemos nos cuidar nas situação de danos térmicos.

“A importância da proteção térmica antes do uso de secador e chapinha, por exemplo, é crucial para a saúde dos fios, pois vai criar uma barreira de proteção para a exposição dos cabelos à altas temperaturas, além disso, é importante atentar-se ao uso excessivo desses equipamentos de calor, pois podem ocasionar problemas maiores. Em situações de já estar com os fios danificados, sugiro fazer uma avaliação com um profissional especializado, caso o dano seja reversível, ele irá indicar o tratamento adequado para cada situação”, finaliza.