Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Beleza

Conheças os mitos e verdades sobre os cuidados com a pele seca

Peles secas precisam de atenção redobrada para evitar lesões e irritações

Conheças os mitos e verdades sobre os cuidados com a pele seca
Conheças os mitos e verdades sobre os cuidados com a pele seca (Foto: Getty Images)

Cuidar da pele seca não é tarefa fácil. Com uma condição muito específica e que causa vários incômodos, como coceiras, irritações, ardor e vermelhidão, elas precisam de cuidados redobrados. Além disso, elas necessitam também de tratamentos específicos e muita atenção para se manterem saudáveis.

Porém, para que essa rotina de cuidados seja efetiva, é preciso desfazer algumas confusões comuns quando o assunto é pele seca. Pensando nisso, a Atrevida fez uma pequena lista com os mitos e verdades sobre o assunto. Até porque xô pele seca, não é mesmo?

Mitos

O primeiro mito é o de que peles secas e desidratadas são a mesma coisa. “A desidratação é uma condição temporária, que pode ocorrer sob várias condições. Contudo, a pele seca é um tipo de pele que tem pré-disposição genética para esse aspecto seco, que necessita de cuidados especializados contínuos“, explica a dermatologista Dra. Juliana Tepedino.

Mais um mito é o de que a pele seca não tem problema com acne. Na verdade, é o contrário. Se ela não tiver uma rotina de limpeza e hidratação adequada, aliada a uma alimentação equilibrada, a acne pode aparecer.

A especialista ainda aponta algumas causas que influenciam no aparecimento de acne em peles secas. “Usar hidratantes que não são adequados para este tipo de pele ou fazer um uso exagerado pode ser uma das causas para o aparecimento de acne. Além disso, alterações hormonais, medicamentos e suplementos específicos, e a má alimentação podem facilitar seu aparecimento“.

Tratamento

A boa notícia é você pode evitar esses problemas com um tratamento que atenda às necessidades específicas da pele seca. “A limpeza é essencial para remover resíduos e manter a pele saudável, mas deve ser feita com um sabonete adequado para evitar lesões e irritação dela“, explica a dermatologista.

Assim, antes de escolher o tratamento para peles secas, é indispensável consultar um dermatologista, capaz de indicar a melhor opção de tratamento para cada tipo.

Então, quem mais amou essas dicas e curiosidades? Porque nós aqui amamos!