Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Beleza

Saúde dos cabelos: conheça as três dúvidas mais frequentes

Nos dias mais quentes, os cabelos crescem mais? Posso lavar a cabeça diariamente?

Conheça as três perguntas mais frequentes sobre a saúde dos cabelos
Conheça as três perguntas mais frequentes sobre a saúde dos cabelos. (Reprodução/Unsplash)

Muitas pessoas se questionam se lavar os cabelos todos os dias favorece a queda dos fios ou influenciam na saúde dos cabelos. Por isso, o diretor médico da Cosmedical e sócio-diretor da Capellux, Dr. Álvaro Pereira, que é angiologista e doutor em Cirurgia Vascular na Divisão de Bioengenharia do INCOR/HCFMUSP, respondeu as três principais perguntas que chegam em seu consultório. 

As perguntas sobre o cabelo

Em dias mais quentes os cabelos crescem mais? 

Sim, é verdade. No calor, a exposição à luz solar e com o aumento da radiação de infravermelho curto os cabelos e as unhas crescem mais rapidamente. É justamente assim que os aparelhos de lazer e LEDterapia de baixa potência funcionam, a fim de estimular o crescimento dos fios.

A herança genética feminina é a única responsável pela queda de cabelo?

Não, tanto as duas heranças genéticas, a masculina e a feminina, são responsáveis pela queda de cabelo. A herança chamada “dominante” predispõe à queda capilar. Entretanto, a herança genética feminina é mais importante do que a masculina. 

Lavar os cabelos todos os dias causa mais queda dos fios?

Não. Isso é mito. Se a pessoa tem cabelos oleosos, ela deve lavar com mais frequência. Todavia, com os cabelos secos, três vezes por semana (um dia sim, outro não) é o suficiente. Cabelo excessivamente oleoso causa queda de cabelo. No entanto, os cabelos secos causam alterações no couro cabeludo como caspas, pruridos, entre outros problemas. 

Agora sim você certamente poderá cuidar das suas madeixas do jeito correto para manter a saúde dos cabelos, né?