Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Beleza

Conheça 5 cuidados essenciais para quem tem os cabelos secos

Especialista Viviane Coutinho também explica a diferença entre cabelos secos e ressecados

Conheça 5 cuidados essenciais para quem tem os cabelos secos
Conheça 5 cuidados essenciais para quem tem os cabelos secos (Canva Images)

A característica principal dos cabelos secos é a falta de oleosidade natural da raiz até as pontas. Essa lubrificação é produzida pela glândula sebácea e sem ela os fios ficam opacos, com frizz e desidratados. Para manter este tipo de cabelo saudável e bonito, é necessário cuidar dos fios e fazer tratamentos específicos.

A primeira medida é saber diferenciar os cabelos secos e ressecados. A tricologista Viviane Coutinho explica que, apesar deles serem parecidos, eles possuem esse aspecto por motivos diferentes.

“O cabelo seco é um cabelo desidratado. A desidratação acontece muito por fatores genéticos e hormonais. Já os ressecados podem ser os quimicamente tratados,  os que não se submetem a tratamentos de reposição e os que se submetem ao calor como secador e chapinha em excesso”, afirma a profissional.

“É um cabelo seco que contém um toque mais espesso e comprometimento de aspereza. Também pode ser uma condição natural dele e o ressecado, por sua vez, é momentâneo”, acrescenta. 

A tricologista diz que o primeiro passo para ter os cabelos bonitos e saudáveis é descobrir a causa da falta de lubrificação dos fios. Ela listou os principais cuidados com os cabelos secos.

Tratamento para a reposição lipídica 

“Faça um plano de tratamento intensificando a reposição lipídica, caprichando na lubrificação e na emoliência dos fios. Atualmente, dispomos de ativos específicos para isso”, aponta. 

Abuse dos óleos vegetais e produtos específicos

“Trate com óleos vegetais de macadâmia ou abacate. Além de ativos com uma alta carga de entrega lipídica, como máscaras mais catiônicas, manteigas, máscaras mais condicionantes e finalizadores com ácidos hialurônicos”, recomenda Viviane.

Lave em dias alternado

Não é preciso uma frequência igual a dos cabelos oleosos. “Podemos lavar de dois em dois dias, por exemplo”, indica.

 Evite água quente

É necessário evitar água quente e produtos mais adstringentes na lavagem. “As altas temperaturas são inimigas dos cabelos secos”, ressalta. 

Use um bom protetor térmico

Por fim, sempre use protetores térmicos quando for fazer chapinha, usar o secador ou qualquer procedimento que envolve equipamentos que emitem calor. 

“Existem planos de saúde específicos para o seu tipo de cabelo, facilitando o desembaraço e devolvendo um aspecto mais saudável”, finaliza.