Fale conosco

O que você está procurando?

Revista Atrevida

Beleza

Cinco dicas rápidas que toda cacheada deve saber para manter a beleza e a saúde dos cabelos

A especialista em cabelos cacheados e ondulados da gal, Neiva Pena, revela o que fazer para garantir a beleza e a saúde dos fios

cinco dicas para manter a saude e a beleza dos cabelos
Cinco dicas para manter a saúde e a beleza dos cabelos cacheados (Freepik)

Quem tem cabelo cacheado sabe muito bem que não é fácil cuidar e precisa de muito cuidado. Aliás, é necessário ficar atenta na saúde de seu cabelo e como lidar com ele no dia a dia. Por isso, Neiva Pena, dona do gal, salão plume, especialista em cabelos cacheados e ondulados, separou algumas dicas essenciais para manter a beleza e a saúde dos cabelos.

1- Manter o corte em dia

Para muitas mulheres, cortar o cabelo é algo para fazer uma vez por ano. Entretanto, o ideal é a cada 90 dias, para assim manter a definição dos cachos. Além disso, o corte evita alguns nozinhos que surgem depois de um tempo sem cortar as pontas. O corte em camadas é uma tendência atemporal, que valoriza o formato do cabelo cacheado em quase todas as texturas. Por isso, ajuda na definição e manutenção dos cachos, fica a dica.

2- Dar preferência aos produtos ‘liberados’ na lavagem

Livres de sulfato, parabenos e silicones, os produtos liberados limpam o cabelo de forma mais suave, sem ressecar. Isso é muito importante para os cabelos cacheados e crespos que são naturalmente mais secos, principalmente nas pontas. O sulfato limpa o cabelo de uma forma mais profunda, o que pode ocasionar o ressecamento dos fios. Enquanto parabenos e silicones costumam deixar resíduos nos cabelos, dificultando a hidratação.

3- Incluir a reconstrução na rotina de cuidados

É importante principalmente se a pessoa está em transição ou tem algum processo químico, a reconstrução repõe a massa capilar aos fios, deixando o cabelo mais forte e saudável.

4- Abusar da finalização

Existe um tipo ideal de finalização para cada caso e para efeito final de cabelo. O creme de pentear, para quem já tem o cacho definido, é suficiente para o processo de finalização, e para quem quer mais definição ou está em transição capilar, a gelatina ou ativador de cachos é o ideal.

5- Apostar no Day after como aliado

Por fim, a última das dicas para manter a beleza e saúde dos cabelos é ter um produto para revitalizar os cachos nos dias depois da lavagem. Assim, não há a necessidade de lavar as madeixas diariamente. Existem diversos produtos para esse fim, o ideal é escolher o que for indicado para o seu tipo de cabelo e curvatura. Para quem não abre mão de lavar os cabelos diariamente, o melhor é intercalar as lavagens com o co-Wash, um condicionador de limpeza que vai garantir a hidratação dos cabelos.