Na real / Comportamento / Precisamos falar sobre menstruação!





Precisamos falar sobre menstruação!

Você já deixou de fazer alguma coisa porque está menstruada? Você não é a única, miga!

Um grupo de pesquisas realizado pela Plan International com 23 meninas em situação de vulnerabilidade e atendidas pelos projetos da ONG no Maranhão mostram que 43% das participantes já deixaram de fazer alguma coisa porque estavam menstruadas. Algumas meninas disseram que deixavam de comer algo, de nadar ou ir à praia ou piscina. Os motivos vão desde a vergonha e interdições sociais a limitações físicas relacionadas com sintomas associados à menstruação (oi, cólica!).

Além disso, 65% das participantes da pesquisa sentiram que as pessoas passaram a tratá-la de forma diferente depois da menstruação. Durante as discussões nos grupos, as meninas afirmaram que a família disse que elas viraram “mocinhas”, e por isso atribuíram mais responsabilidades a elas, principalmente as atividades domésticas.

A maioria das meninas e mulheres que responderam à pesquisa disse que se sentem sujas e doentes quando estão menstruadas. Também foram pontuados os aspectos da vergonha, da limitação de poder sair ou fazer determinadas coisas, e de ter restrições alimentares. A maioria desses aspectos estava relacionada com o tabu da menstruação.

“A relação das meninas e mulheres com o seu próprio corpo é um reflexo dos muitos parâmetros sociais que ainda são carregados de preconceitos. Se nos educarmos para parar de ver o corpo da mulher como um objeto, passaremos a enxergá-las como pessoas, e isso é parte da desconstrução que precisamos trabalhar, principalmente sobre temas como a menstruação”, diz Viviana Santiago, Gerente de Gênero e Incidência Política na Plan International.

Por isso, para conscientizar cada vez mais pessoas sobre a necessidade de se falar mais abertamente sobre menstruação, SEMPRE LIVRE® e Plan International se uniram para levar informações a 6 mil meninas e meninos, colaborando para que elas se sintam mais confortáveis com o seu próprio corpo.

A higiene menstrual é um cuidado muito importante na rotina das mulheres. No entanto, ainda existem muitos estigmas em torno do tema, gerando não só inseguranças, mas também infecções devido ao uso de materiais inapropriados e não higiênicos durante os dias da menstruação.

Para ajudar no acesso à informação, desde maio de 2018, quando lançou o seu novo posicionamento de marca, SEMPRE LIVRE® vem trabalhando para incentivar debates e contribuir para a naturalização das conversas sobre menstruação. Um exemplo é o site Só Delas, um hub que oferece conteúdos diversos sobre saúde da mulher, higiene íntima feminina e lifestyle.

Este ano, a marca vai trazer ações para o seu discurso e movimento por meio da campanha Sempre Juntas pelo Progresso, doando 30.000 absorventes e R$ 155.000,00 para a ONG Plan International para financiar projetos de educação voltados para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade no Piauí e no Maranhão.

“Enquanto marca pioneira da categoria, SEMPRE LIVRE® acredita que sua principal contribuição dentro desse cenário é promover essas discussões em prática e ajudar a conscientizar mais pessoas sobre uma realidade em que milhares de mulheres ainda são afetadas pela falta de informações sobre higiene menstrual e menstruação”, afirma Cristina Santiago, diretora de Marketing de Essentials e Self Care da Johnson & Johnson Consumo.



Comentários